Escrito por:
Publicado em:
Modelagem é uma habilidade prática
Quando senti pontadas de LER (lesão por esforço repetitivo) no meu pulso, decidi modelar as habilidades de alguém que escrevesse igualmente bem com as duas mãos, para que eu pudesse diminuir a tensão no meu braço esquerdo. Foi difícil encontrar uma pessoa ambidestra que adquiriu essa habilidade na idade adulta, mas também esclarecedor. James, um arquiteto, quebrou o braço direito na universidade e aprendeu a escrever com facilidade utilizando a mão esquerda para obter o seu diploma.
Pedi a James para criar uma imagem da primeira vez que ele escreveu automaticamente com sua mão não dominante e recriasse o processo. Ao modelar os seus comportamentos e os processos sensoriais em torno da escrita, descobri que a maneira mais rápida de dominar o controle da mão e escrever de forma legível era ficar de pé. O corpo deveria estar distribuído igualmente para manter a postura e o controle da caneta, com uma distância conveniente da superfície aonde estamos escrevendo. Eu nunca tinha ouvido falar de tal estratégia da escrita, mas enquanto ouvia o James falando, fiquei impressionada como a estratégia parecia óbvia. Curiosamente, James não estava consciente até hoje de como ele fez a sua descoberta inicial ou qual era a sua verdadeira estratégia.
Instalando um novo hábito
Minha intenção era passar de seis a dez minutos por dia, durante 30 dias, escrevendo com clareza, velocidade e desembaraço. Eu mantive o novo hábito, passando dois minutos por dia escrevendo "as tarefas do dia" e a lista de compras, enquanto me levanto. Depois de um mês, eu podia escrever facilmente com as duas mãos.
Se você quiser melhorar seu desempenho em qualquer área, então a melhor maneira de fazer isso é modelar o comportamento das pessoas ao seu redor que já possuem essa habilidade.
O que procurar quando modelar uma habilidade
- Quais são as crenças que apoiam a habilidade que a pessoa está demonstrando? Preste atenção a palavras como "eu acredito", "eu acho", “é importante que...”.
- Preste atenção em como a linguagem corporal e a postura das pessoas mudam à medida que relatam ou executam a estratégia delas. Movimentos físicos afetam a forma como pensamos. Então, modelar alguém fisicamente irá ajudá-lo a entrar em sincronia com o pensamento da pessoa.
- Não pergunte às pessoas ‘por que’ elas fazem alguma coisa. Em vez disso, pergunte ‘como’ elas fazem. Essa é uma maneira mais clara de questionar, a qual não impõe o próprio modelo de mundo nas pessoas.
Escolha uma habilidade que você quer adquirir
Modelar as estratégias vencedoras de outras pessoas lhe dará uma compreensão mais profunda de como alcançar a excelência que você jamais poderia obter por meio dos livros. Você obtém novos insights sobre o comportamento, as crenças, o estado da mente e as experiências sensoriais que compõem toda a experiência quando uma pessoa consegue o seu melhor desempenho. Existem milhares de combinações de habilidades que você pode modelar. Abaixo estão algumas capacidades do dia a dia que as pessoas ao seu redor podem exibir, uma das quais você gostaria de modelar:
- Como fazer ou receber elogios;
- Tomar boas decisões rapidamente;
- Capturar a essência de um livro ou de uma situação complexa;
- Organizar o desorganizado;
- Parar o diálogo interno e ficar focado.
Capturando a essência (simplificando informações complexas)
Janette Hurles, uma experiente modeladora, leu muitos livros para as suas pesquisas e queria encontrar uma maneira de refinar a essência do que estava nos livros. Ela escolheu para modelar três pessoas que eram excelentes nessa habilidade.
Através da modelagem dessas pessoas, ela descobriu que: “Todas pensavam sistematicamente em um nível muito básico. Elas acreditavam que toda a informação estava conectada e fazia parte de um quadro mais amplo.” O desapego e a objetividade pareciam ser a chave para as estratégias das três pessoas.
"Se elas estivessem refinando as informações de um livro, elas todas mantinham as informações em um mapa dentro do bom senso delas e criavam uma imagem do problema, e elaboravam uma premissa. E então, pensavam: “Certo, então é disso que se trata. "Uma das pessoas disse que a imagem dela era um 'polvo' com tentáculos onde os diferentes tipos de informação eram mantidos. Outra pessoa disse que a imagem dela era ‘quase como um globo do mundo'. Havia pedaços onde elas diriam: "Isso se encaixa nisso e naquilo". Então, enquanto elas estavam revendo uma reunião ou um livro, o que elas estavam fazendo era procurar conexões e vínculos com o próprio modelo interno delas."
A modelagem requer que você assuma as crenças, a fisiologia e as estratégias da outra pessoa executando uma habilidade que você gostaria de adquirir. Comece procurando pessoas que demonstrem os talentos que você admira e gostaria de ter. Comece a modelagem perguntando: "como você faz isso?"
O artigo original "Success Strategies that Work" encontra-se no site:
http://www.positivehealth.com/article/nlp/