Termo do Mês - Outubro de 2015
Na PNL nós consideramos que o rapport é o sentido da harmonia, do reconhecimento e da aceitação mútua que existe entre as pessoas quando elas estão à vontade umas com as outras e onde a comunicação está ocorrendo facilmente.
O objetivo de estar em rapport com alguém é que as semelhanças entre nós são enfatizadas e as diferenças são minimizadas. Quando não há rapport não há comunicação.
A capacidade de criar rapport é uma habilidade que pode ser aprendida e que podemos usar para facilitar o nosso relacionamento com qualquer um, em qualquer cenário, e até mesmo com aqueles de quem discordamos profundamente.
Existem muitas maneiras de se criar rapport. Nas três maneiras mais efetivas de se estabelecer rapport, você:
- combina sutilmente com a comunicação não verbal – especialmente padrões de voz e padrões de contato visual.
- desenvolve um interesse genuíno na outra pessoa e em seu modelo de mundo.
- usa os 4 R’s da PNL: respeito, reconhecimento, reafirmação e responsabilidade.
A maneira mais rápida e mais útil para se começar é criar rapport não verbal usando o som da sua voz e o seu padrão de contato visual. É muito simples – você tem como objetivo aproximar o tom da voz da pessoa e a maneira na qual ela cria o contato visual. Em geral, o objetivo é fazer o mínimo necessário para alcançar o rapport. Você tem como meta ser sutil e criar rapport de forma mais natural possível.
Outra das maneiras eficazes de se criar rapport é desenvolver um interesse genuíno nas pessoas, no modelo de mundo delas.
Por fim, o uso dos 4 R’s é uma abordagem que tem como objetivo garantir que, no rapport dela conosco, a pessoa experimente uma sensação de respeito, reconhecimento, reafirmação e responsabilidade.
Veja mais em:
Como construir um rapport
Rapport
Habilidades sutis para obter rapport com PNL
RAPPORT – O Ingrediente Mágico
PNL & Negócios- Rapport Instantâneo
Para informações mais completas use a pesquisa: Rapport
Termo do Mês - Outubro de 2015