Criando o seu futuro [1]
Escrito por:
Publicado em:
Em muitas práticas de psicoterapia e de coaching [3] o cliente é ensinado a visualizar o que ele quer ver acontecer no futuro. No modelo [4] da PNL [5] nós chamamos isso de Ponte ao Futuro. Você pode já ter ouvido sobre ela como visualização [6] dirigida, ensaio mental ou até mesmo sugestões pós-hipnóticas.
O NLP Center of New York ensina aos seus alunos e clientes a se verem executando no futuro a tarefa que desejam executar. Isso pode variar de falar com firmeza a um membro da família, na apresentação a um público sobre como permanecer mais presente e mais focado na leitura. Você pode se ver, observar a si mesmo, mas você também pode se imaginar estando na experiência. Esse último é o que nós encorajamos as pessoas a praticarem regularmente. É o que chamamos de associação [7].
Quando você pratica estar plenamente associado [8], você cria uma sensação que quer ter, confiança, por exemplo, e aí imagina o que estaria vendo e ouvindo na hora que se sentir confiante.
Na Psychotherapy Networker Magazine, janeiro/fevereiro de 2014, há um artigo do Dr. Brent Atkinson, que examina a pesquisa que apoia a eficácia de se fazer regularmente essa preparação mental.
http://www.psychotherapynetworker.org/magazine/currentissue/item/2406-th... [9]
A pesquisa que ele cita é de um estudo realizado pelo neurologista de Harvard, Alvaro Pascual-Leone. Consiste basicamente em dois grupos de indivíduos que nunca tocaram piano. A um dos grupos foi dado um conjunto de instruções e orientados a praticar duas horas por dia durante cinco dias. Os cérebros deles foram escaneados antes e depois da prática e havia sinais de mudança cerebral no córtex motor, o que correspondia à prática deles. Ao segundo grupo também foi dito para praticar por cinco dias, duas horas por dia, mas nesse caso a prática deles era apenas se focar mentalmente. O escaneamento cerebral também mostrou mudanças no córtex motor deles, ainda que não tenham feito nada fisicamente. Logo que o grupo que ensaiou mentalmente teve a oportunidade de praticar por duas horas, eles tocaram quase tão bem quanto o primeiro grupo.
É emocionante ver como a pesquisa da neurociência continua a confirmar que os princípios básicos da PNL [5] continuam sendo úteis e significantes. Não é o suficiente sentar e ensaiar mentalmente a sua determinação, confiança ou paciência. Você no final das contas terá que agir. No entanto se preparar pela Ponte ao Futuro, por estar na experiência, embora mentalmente, irá ajudá-lo a atingir seus objetivos em tempo real.
O artigo original "Creating Your Future [10]" encontra-se no site nlptraining.com [11]