O primeiro livro que li na década de 70, em língua portuguesa, de Steve Andreas, foi "TORNAR-SE PRESENTE - experimentos de crescimento em gestalt-terapia", edição da Summus na coleção "Novas Buscas em Psicoterapia". Naquela época seu nome era John O. Stevens, mas na carta publicada no livro, endereçada a Fritz Perls, criador "da gestalt-terapia", ele já se assinava "Steve", nome que veio a adotar ao se casar com Connirae Andreas, sua parceira em dezenas de importantes obras e técnicas de Programação Neurolinguística, diversas publicadas no Brasil, como "Transformando-se" e "A Essência da Mente". O casal foi quem editou também livros clássicos de PNL, escritos por Bandler e Grinder, como "Sapos em Príncipes", "Resignificando", e "Atravessando", todos lançados pela Summus.
Além disso, Steve e Connirae desenvolveram diversos padrões e processos de PNL, sendo o mais famoso o que trata de modelagem. Implementaram também as linhas temporais mentais, a partir de seu importante trabalho com as submodalidades. Aliás, seu instituto, o "NLP Comprehensive", foi o primeiro a incorporar as submodalidades nos treinamentos formais de PNL.
Steve Andreas tem, portanto, uma posição muito importante no desenvolvimento da Programação Neurolinguística. Uma de suas últimas obras lançadas em nosso país pela Campus, em coautoria com a equipe de "NLP Comprehensive", "PNL, a nova tecnologia do sucesso", é um manual de referência de PNL em todos os países em que foi publicado.
Pois Steve Andreas, através da Summus, acaba de brindar os leitores de língua portuguesa com uma obra, mais que referencial, fundamental, para quem realmente queira conhecer e vivenciar processos e procedimentos atualíssimos de Programação Neurolinguística. É uma obra que, por sua praticidade, se contrapõe às tendências atuais de se explicar comportamentos e crenças humanos como fruto, principalmente, do determinismo genético. Numa edição primorosa, em mais de 380páginas de criatividade e ecologia, Steve, com graça e sabedoria, explica que seu novo livro "é sobre a experiência pessoal do seu autoconceito e sobre como conhecer o seu funcionamento para fortalecê-lo e modificá-lo quando desejar, para que você possa viver uma vida mais bem-sucedida e satisfatória".
Com exercícios testados em diversos seminários, com proposições teóricas devidamente encadeadas com as partes práticas, facilitando nosso processo de aprendizagem vivencial, Steve Andreas, vai introduzindo uma interessante definição de "autoconceito", (neologismo que, certamente, irá constar proximamente do "Glossário de Termos de PNL", de Golfinho),-- permitindo ao leitor ingressar no processo saudável de mudança, condizente com os valores pessoais e culturais.
É um belo manual. Uma obra que dá a você a oportunidade de "se tornar o tipo de pessoa que gostaria de ser". Procure lê-la, seguindo a ordem dos capítulos, que são em número de quatorze, pois isso facilitará suas estratégias pessoais de mudanças. Em alguns capítulos, como o de número 9, você conhecerá uma bela história de ressignificação "autoconceitual", e poderá transformá-la numa ferramenta de autoaplicação. Livro inovador, além de agregar os pressupostos tradicionais de PNL destaca, também, novos modelos como o de transformar uma qualidade indesejada numa fonte de mudança, o que, leitores de PNL, leva-nos à "Transformação Essencial", de autoria de sua parceira Connirae, obra, aliás, mencionada na bibliografia. No "Apêndice: Padrões de perspectiva" o Autor coloca a nossa disposição belos exercícios para mexer em padrões de perspectiva visual, auditiva, cinestésica, relacionando-os com crenças.
"TRANSFORME-SE EM QUEM VOCÊ QUER SER", lançado simultaneamente nos< EUA e aqui, é, -- como se lê em Notícias 2006de Golfinho, copidescando comentários, -- uma obra que "sintetiza as propostas de transformação surgidas nos últimos anos" na Programação Neurolinguística. "Inovador e envolvente, o livro apresenta ideias fundamentais, como autoconceito, autoimagem e autoestima, de forma clara ao grande público, com toques de humor e exemplos práticos. Permite efetivamente compreender como se processam as mudanças e administrá-las de modo lúcido e consciente". Nos EUA, onde a obra recebeu o título "Transforming your self: becoming who you want to be", foi saudado por autores e "trainers" de nomeada como Lonnie Barbach, Stephen Lankton, Bill O’Hanlon, Michele Weirne-Davis, Stephen Gilligan, David Gordon, Glen Johnson, Michael D. Yapko, Tim e Kris Hallbom, Kirk VandenBerghe, e Suzi Smith. Aqui no Brasil, por certo, também será recebido com muito entusiasmo. Nós, de Golfinho, estamos encantados.
Muito obrigado Steve. Você que é formado em Química e com mestrado em Psicologia, que estudou com Abraham Maslow, Carl Rogers, Fritz Perls, e que participou ao lado de Bandler e Grinder da bela maratona californiana que gerou e desenvolveu a PNL, acaba de nos presentear com um livro que já nasce clássico.
João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado