Livro do Mês - Outubro de 2018
Conheci Steve Andreas quando ele se chamava John O. Stevens. Filho da famosa terapeuta gestaltista e escritora Barry Stevens, John Stevens, também terapeuta de Gestalt, coordenava a organização dos textos do falecido ex-freudiano Fritz Perls, criador da Gestalt-terapia.
Algumas de suas obras, organizadas por Stevens, foram publicadas em nosso país pela Summus Editorial, São Paulo: FREDERICK PERLS, VIDA E OBRA, e ESCARAFUNCHANDO FRITZ - Dentro e fora da lata de lixo, são duas que li.
A imprensa mundial anunciou o falecimento, em sete de setembro último, de Steve, um cientista, terapeuta, autor, editor, instrutor, professor, conferencista e poeta que, por amor, mudou seu nome para Steve Andreas em homenagem à amada, Connirae Andreas, então assessora de Richard Bandler e John Grinder, fundadores da Programação Neurolinguística.
Steve Andreas e Connirae Andreas formaram um dos casais e profissionais mais felizes e criativos da PNL.
Quando Steve encontrou, pela vez primeira, a Programação Neurolinguística ficou, ao mesmo tempo, fascinado e muito descrente, conforme registra no prefácio que fez para “Sapos em Príncipes”, (Livro do Mês de agosto de 2005) também publicado no Brasil pela Summus. Podemos afirmar que ficou fascinado pela Connirae, e descrente pela PNL, pois a Programação Neurolinguística tinha pouco mais de quatro anos.
Mas Paulo Barros, que então coordenava lançamentos da Summus, registra em “Sapos em Príncipes” que John O. Stevens, quer dizer, Steve Andreas, apresentou no Rio de Janeiro um “workshop” sobre a PNL. Steve Andreas estava duplamente apaixonado: por Connirae Andreas e pela PNL.
O casal fundou a instituição NLP Compreensive, pioneira em cursos profissionais e seminários de PNL. E, a par de registrar seminários de Richard Bandler e John Grinder, transformando os registros em obras de PNL, começaram também a publicar livros de sua própria autoria.
“Transformando-se”, “A Essência da Mente”, são obras pioneiras de PNL escritas por Steve e Connirae Andreas publicadas no Brasil.
“Seis Elefantes Cegos”, volumes I e II, Summus Editorial, foi escrito por Steve Andreas, e alçado a “Livro do Mês de Outubro 2008”. O título tem como base uma lenda indiana, e bem demonstra a criatividade e o vínculo íntimo e afetivo do antigo gestaltista com a Programação Neurolinguística.
“Transforme-se em Quem VOCÊ Quer Ser”, também Livro do Mês, Junho 2005, Summus, é outra obra de sua lavra, de fundamental importância para o entendimento e vivência da PNL.
“PNL- A Nova Tecnologia do Sucesso”, uma parceria de autores e instrutores da Programação Neurolinguística que atuavam na NLP Comprehensive, Steve Andreas, Charles Faulkner, Suzi Smith, Tim Hallbom é outro livro de primeira grandeza. Organizado por Steve e Faulkner, foi publicado no nosso país pela Editora Campus-Elsevier, Rio de Janeiro. Foi Livro do Mês em Agosto de 2003.
Steve Andreas é, também, autor de centenas de artigos, vários deles traduzidos e publicados em Golfinho. Connirae Andreas também é autora de livros individualmente, ou em coautoria com sua irmã, Tamara Andreas: “Transformação Essencial”, Summus, é uma fascinante obra, pois aproxima a PNL do Pensamento Oriental, conforme reflete seu subtítulo “Atingindo a Nascente Interior”. Foi também, em Abril de 2005, Livro do Mês desse Portal.
Poder-se-ia escrever linhas e linhas, folhas e folhas, sobre a importância de Steve Andreas para a divulgação, ampliação, e criação de técnicas de PNL.
Mas, como se parafraseou no título deste “Livro do Mês” – Outubro 2018, apenas escarafunchamos um pouco da vida dessa notável pessoa, apresentando livros que enriqueceram e continuarão enriquecendo a ecologia comportamental das pessoas em todas as partes do mundo.
João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL.