O livro do Mês de Golfinho é uma obra que já foi assunto de um artigo nosso. "Combatendo a Depressão" é o título do livro, e sua autora é Xandria Williams. A editora, a Best Seller, de São Paulo. Como todos sabemos, a depressão é uma das doenças em alta. Tão em alta que, recentemente, recebeu nova classificação e configuração em diversos tipos. Mas isso, na verdade, só interessa a médicos e pesquisadores. O importante é você saber que a depressão engloba séries de sintomas e que pode ter muitas causas, desde pressões familiares, problemas afetivos ou financeiros, até dificuldade de ambientação social.
Mark Twain, Winston Churchill, William Faulkner, Abraham Lincoln, Ernest Hemingway, João Cabral de Melo Neto, sofriam de depressão. E, no entanto, eram pessoas de grande criatividade, capacidade de liderança, ou um belo sentido de humor. Na verdade a depressão afeta uma grande parcela da humanidade. Cansaço e debilidade, incapacidade de se concentrar e tomar decisões, estado de apatia, de tristeza, irritação, mudanças no sono, sensação de fracasso, perda ou aumento de peso, pensamentos negativos, diminuição da capacidade de desfrutar das coisas que normalmente nos levam ao prazer, como o sexo, a comida e os passatempos preferidos, são possíveis sinais de depressão.
Xandria Williams, autora de "Combatendo a depressão" é formada em geoquímica, e logo envolveu-se no seu primeiro mestrado com estudos e pesquisas científicas de nutrição, terapias naturais, homeopatia e medicina botânica. Considera que ampliou em muito seus horizontes ao descobrir a Programação Neurolinguística. Autora de diversos livros, apresenta-se em programas de rádio e televisão nos EUA.
No nosso Livro do Mês, Xandria Williams, explica, com riqueza de detalhes, numa linguagem altamente compreensível para o leigo, como se geram os estados depressivos, vinculando a doença a possíveis crenças e valores limitantes, rupturas de estruturas sociais, alterações de crenças religiosas, rupturas de padrões estabelecidos de comportamento, problemas e crises globais de ordem sociopolítica e cultural como as que estamos vivenciando atualmente, e muito mais, podem ser motivações para uma atitude depressiva.
Nas partes II e III, intituladas "A Solução" e "Criando seu Futuro", apresenta seu modelo de solução para o evento e idealiza um modelo de criação de futuro mais saudável e ecológico, mais integrado ao entorno ambiental. Diversas técnicas de PNL, voltadas para a depressão, a par de outras abordagens terapêuticas, são apresentadas no livro.
Assunto bastante complexo, com várias formas e estágios de gravidade, a depressão é tratada com muita honestidade pela autora. As abordagens terapêuticas propostas podem ser utilizadas por terapeutas de várias escolas, não necessariamente apenas pelos que trabalham com PNL. O livro é repleto de exercícios bastante interessantes, além de descrição de diversos casos clínicos, que permitirão ao leitor aumentar sua intimidade com o assunto e, eventualmente, vivenciar as propostas formuladas pela autora. Com certeza estará mais feliz e transformando problemas em desafios no final da empreitada.
Comentário de João Nicolau Carvalho,
Professor Universitário, Trainer em PNL