Terapia do Grupo Familiar

Capa do Livro

Terapia do Grupo Familiar
Título original: Conjoint family therapy
Editora: Francisco Alves
Escrito por: Virginia Satir

É a primeira publicação em português que apresenta uma teoria e uma técnica para o trabalho psicoterapêutico com famílias. Além da importância do tema, sua exposição didática, apoiada em inúmeros extratos de sessões clínicas, torna este livro um instrumento imprescindível para a formação de psicólogos, bem como para a de todos os profissionais envolvidos de algum modo em situações terapêuticas.

Virginia Satir desenvolveu uma técnica original, fundamentalmente não sectária, tomando como ponto de partida as teorias de comunicação elaboradas pelo famoso grupo de Palo Alto, E.U.A., e articulando-as à categoria de autoestima - basilar em suas formulações. A noção de doença mental é desconstruída, surgindo em seu lugar um enfoque dos problemas e transtornos familiares como expressão de estilos comunicacionais distorcidos e ineficazes. Tais modalidades revelam, na opinião da autora, da cristalização de modalidades internacionais típicas entre duas pessoas de baixa autoestima, no caso os cônjuges. Esta interpretação, entretanto, não impede que Virginia Satir integre em sua teoria o significado da família enquanto instituição, isto é, a dimensão necessariamente social do seu objeto de estudo.

O livro fornece um modelo que distingue várias etapas de aproximação psicoterapêutica, no qual diversos problemas técnicos são suscitados e discutidos, e soluções coerentes e seguras propostas sem a veleidade de se constituírem como as únicas possíveis.

O livro está dividido em 3 partes:

  • Teoria Familiar
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria e Prática da Terapia

Principalmente a 2ª parte, é muito interessante para os praticantes e estudantes de PNL.
O livro foi escrito em 1967, mas continua muito atual.

 


Você pode encontrar livros usados na Estante Virtual

Categoria: