Livro do Mês - Janeiro de 2007
"ABORDAGEM MENTECORPO" de autoria de Nelson Marins, cardiologista, trainer em PNL, candango por adoção é, sem dúvida alguma, o livro mais bandleriano das obras de Programação Neurolinguística existentes em língua portuguesa. Nelson Marins propõe assuntos fundamentais e gerundiais para a uma leitura saudável de nós mesmos, com uma verve alegre, despudorada, mas não litigiosa. Os capítulos vêm ornamentados por histórias, anedotas, frases, metáforas de variados matizes. A PNL retorna à origem, ela andava muito sisuda.
Obra de autoajuda para os órfãos da saúde e náufragos da comunicação, como consta da capa, Marins na verdade se coloca à disposição do leitor com entusiasmo, partilha com garra conhecimentos médicos, psicológicos, neurolinguísticos, toda uma vivência fértil, rica, de professor universitário a aprendiz de curandeiro. Num estilo altamente lúdico, mesoclítico quando necessário, desfila e destila humor, sabedoria, e muita grandeza de alma. Você aprende ludicamente, não há traumas, você não quer interromper a leitura. Parece uma obra de ficção, mas não é; é ciência e arte convivendo com harmonia. E gargalhadas.
A edição é da LGE Editora Ltda. de Brasília. E o autor registra, no final, suas referências bibliográficas, importantes para eventuais pesquisas.
Alguma ocasião intimista, sempre jovial, Marins confessa que imaginou um vestuário diferente para "ABORDAGEM MENTECORPO". Na roupagem atual, segundo o autor, "uma espécie de brain storn sobre temas poucos familiares ao grande público, cujo foco principal está centrado em informações científicas e nos modelos de realidade os mais eficazes e atualizados para permitir que a mudança se torne mais provável, mais rápida, mais econômica e mais ecológica".
Que gostaria de também colocar no papel os princípios, as técnicas, as aplicações práticas que têm usado nas dezenas de anos de ajudador de pessoas. E anuncia, para gáudio nosso, uma nova obra. Bem modelado, teremos novos Marins por aí.
São mais de trezentas páginas de aprendizado. A começar com a liquidação da dicotomia, tipicamente ocidental, mente e corpo. E apresenta conceitos, disseca-os, modula-os. E explica estresses – e não esconde receitas avoengas para mexê-los. E sintonia, digo rapport, digo empatia. E cá estou eu aprendendo e sorrindo, rindo, gargalhadeando.
Conheci Marins no Primeiro Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística. Ele coordenou a mesa redonda sobre PNL e aprendizagem. Manipulou o debate com uma maestria bandleriana – era o prenúncio de que um filho estava em gestação: "ABORDAGEM MENTECORPO". O bate-papo que se seguiu foi longo, longérrimo, cardápio variado sem nenhuma contraindicação.
Metamodelo e linguagem de metamodelo coisa muito confusa, afirmam alguns. Era. São vinte páginas de puro lirismo, agora você aprende. Aprende o que é linguística transformacional e sua importância no processo comunicacional. Mergulha em placebos, nas últimas pesquisas mente/corpo, nas metáforas da vida.
Aprende a sistematizar suas representações internas, decodificar prazerosamente o que é submodalidade. Vivencia crenças com belos exercícios, você aprende uma receita para aprimorar a autoestima, Marins te presenteia com um resumo compassado de pressuposições facilitadoras, além de uma síntese das neurociências para você entender o que é neurociência. E muito mais. Marins não esconde o pau com que enxota a cobra.
Um livro ecológico. Ecológico no conteúdo. Ecológico na forma. Um livro hipnótico, ericksoniamente hipnótico. Um livro para você ler, reler, anotar, praticar. Cada leitura dará a você novos mapas. E novas ecologias.
A advertência na contracapa é real: todo e qualquer sujeito que se atrever a experimentar do belo rebento de Nelson Marins tornar-se-á muito mais gente, muito mais criativo e solidário. Daí a alegria de Golfinho em iniciar o Livro do Mês de 2007 com "ABORDAGEM MENTECORPO".
João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado.