Escrito por:
Publicado em:
Uma linda terça-feira! Aqui o tempo está esquentando um pouco, pelo menos nos últimos dias, e eu tenho estado ocupada cozinhando e apreciando os cheiros do outono. Minha casa está cheia dos aromas de maçã e de abóbora e estou gostando de ler ouvindo o barulho do fogo na lareira. Tenho certeza de que em meados de janeiro estarei pronta para um clima mais quente, mas agora estou adorando passar mais tempo dentro de casa, tomando sopa e lendo.
Essa semana eu tive a oportunidade pensar muito sobre uma das minhas pressuposições favoritas da PNL e, na minha opinião, uma que surgiu nos primórdios da PNL.
Qualquer um pode fazer qualquer coisa.
Uauu, essa é uma afirmação bastante ousada, não é? Significa que você pode fazer qualquer coisa que alguém faz... pode acreditar nisso? É como aquela velha canção: “Qualquer coisa que você pode fazer, eu posso fazer melhor, eu posso fazer qualquer coisa melhor do que você.” (Sinta-se um afortunado por não ter que me ouvir cantando!)
Apesar de ser difícil de acreditar, eu nunca peguei em um taco de golfe e nem sei como poderia jogar uma partida com alguém tipo Tiger Woods! Mas é verdade. Qualquer um pode fazer qualquer coisa.
Bem, existem algumas ressalvas que eu quero compartilhar com você. Então vamos olhar isso mais atentamente.
Ressalva # 1 – Essa ressalva não diz que qualquer um pode fazer qualquer coisa exatamente como uma outra pessoa qualquer. Nem sequer diz como qualquer outra pessoa faria. A linguagem é muito importante nessas pressuposições.
Ressalva # 2 - Você precisa estar disposto a tentar.
Certo. Agora que temos essas duas coisas fora do caminho, vamos dar uma olhada com mais atenção.
Qualquer um pode fazer qualquer coisa. A PNL baseou-se no conceito da modelagem... analisando o comportamento de uma outra pessoa tão especificamente que ele pode ser replicado. Esse conceito de modelagem é mais específico do que você possa estar acostumado, e resulta na capacidade de qualquer um replicar o comportamento de uma outra pessoa.
Vejamos um exemplo.
Cerca de um ano atrás, minha mãe e minha filha pegaram um casal de cachorros pequenos para serem utilizados como cães de serviço para elas. Eles eram filhotes e precisavam ser treinados. Como eu nunca tinha treinado um cão de serviço antes, sabia que tinha que aprender como fazer. Então, nós estudamos, assistimos vídeos, lemos livros, entrevistamos treinadores e fomos capazes de reunir as várias etapas do que achamos que iriam nos levar a cães de serviço bem treinados.
Criei uma lista de tarefas consistentes, que foram todas executadas, e dentro de 3 meses, eles estavam indo para as consultas médicas agendadas, com bom comportamento, e ajudando seus donos quando necessário. Foi incrível.
Usando essa mesma abordagem, uma garota da cidade que até esse momento nunca havia construída qualquer coisa a partir do zero, construiu uma gaiola para iguanas se coçarem, um galinheiro para abrigar 10 galinhas com porta de correr e tudo, aprendi como cuidar em casa dos cachorros pequenos, cozinhar quase qualquer coisa e podia usar praticamente qualquer ferramenta elétrica que fosse colocada na minha frente.
Para muitas pessoas o maior obstáculo para aprender alguma coisa nova é a própria forma de pensar delas. Todos nós já ouvimos o ditado, muito verdadeiro, atribuído a Henry Ford: "Se você pensa que pode ou pensa que não pode, você está certo.” O único ajuste que eu gostaria de fazer nesse ditado é que é preciso um pouco mais do que pensamentos, mas tudo certamente começa por aí.
Tendo o conhecimento, a crença entranhada, de que você pode fazer qualquer coisa se souber os passos que deve dar, está entre as coisas mais empoderadas que você pode alguma vez experimentar. Ele remove a sensação de que você precisa confiar em outras pessoas. Ele permite que você saiba que, se necessário ou desejado, você pode fazer o que quiser e que precisa fazer.
É importante perceber que, muitas vezes, é necessário adotar alguns passos que você não pode ver para replicar um comportamento. Por exemplo, na construção do meu galinheiro, eu pesquisei muito por orientações. Todos eles forneciam um plano e instruções passo a passo, como aquelas que você recebe quando compra móveis que precisam ser montados. Mas eu realmente não gostei de nenhum dos planos que encontrei. Além disso, eu tinha decidido construir o galinheiro só com madeira reaproveitada.
Então tive que passar algum tempo analisando todas as etapas não mencionadas que seriam tomadas para projetar e construir um galinheiro. Decidir qual o tamanho do galinheiro pronto. Qual o tamanho dos corredores. Protegido de potenciais predadores. Levar em consideração as diferenças de tamanho da madeira empenada. Cantos e encaixes imperfeitos. Havia uma série de coisas que não eram abordadas nas instruções e que tinham que ser resolvidas para que eu executasse um ótimo galinheiro.
Seguindo o que eu sei sobre a modelagem da PNL, fui capaz de criar o conjunto de passos para construir um grande galinheiro.
Quero enfatizar que não é a tarefa específica, ou "coisa", sendo replicada que vai mudar a sua vida.
É a crença de que qualquer um pode fazer qualquer coisa (e o que isso significa para mim: eu também posso fazer qualquer coisa) que irá mudar a sua experiência de vida.
Imagine se, mais tarde, você soubesse que poderia fazer qualquer coisa que quisesse. Você faria isso com o seu próprio talento, e o seu próprio estilo e as suas próprias capacidades, mas o ponto é que você pode fazer.
O que você tentaria se soubesse que seria bem-sucedido?
*** Um cão de serviço é um termo usado nos EUA para se referir a qualquer tipo de cão de assistência especificamente treinado para ajudar pessoas com deficiências, como deficiência visual, deficiências auditivas, transtornos mentais, convulsões, dificuldade de locomoção e diabetes.(fonte Wikipedia).
O artigo original "Anything you can do I can do better…" encontra-se no site: www.nlpco.com