Termo do Mês - Abril de 2017
Acuidade sensorial é o processo de aprender a fazer distinções mais finas e mais úteis das informações sensoriais que obtemos do mundo. É um dos pilares da PNL.
Você está atento ao que está acontecendo ao seu redor ou dentro de você? Ou está apenas simulando o jeito de viver? Ou está reagindo às oportunidades que estão por aí -- ou leva apenas um momento para escolher ver, ouvir, sentir ou experimentá-las? Você está ouvindo os seus próprios sinais internos como o que você realmente quer fazer ou está fazendo o que acha que os outros esperam ou exigem de você.
A acuidade sensorial é uma peça fundamental da PNL e da sua vida. Ela é importante para você:
- Prestar atenção e ter alguma forma de medida para saber se está ou não fazendo progresso em relação ao seu objetivo. Quais são os sinais (visual, auditivo, cinestésico, olfativo ou gustativo) que indicam se você está na direção certa ou, talvez, fora do curso e que será necessária alguma ação corretiva.
Muitas vezes, nós prestamos atenção através do nosso sistema representacional preferido e perdemos mudanças sutis (ou até mesmo óbvias) em outros sistemas representacionais, como uma mudança no tom de voz ou na cor da pele de uma pessoa, etc., que são críticas para atingir o nosso objetivo.
- Observar as ações e reações das outras pessoas a certas situações / estímulos é importante para entender como as pessoas experimentam o mundo em torno delas (sistema representacional preferido), a fim de expressar de uma forma mais clara as suas ideias para que elas possam ver, ou ouvir, ou entrar em contato com a sua mensagem. Você também deve estar perceptivo às alterações na fisiologia da outra pessoa, no tom de voz ou na energia que possam indicar uma mudança nos pensamentos internos ou no estado emocional dela. Se assim for, pode ser necessário parar o que você está fazendo e fazer algo diferente.
E quantas vezes perdermos esses sinais e 'continuamos a fazer o que sempre fizemos, apenas esperando que, desta vez, tenhamos um resultado diferente' -- a definição da insanidade!
- Preste atenção aos seus próprios sinais internos e externos. Muitas vezes nós não prestamos atenção ao que está acontecendo dentro de nós mesmos. Quantas vezes você já teve uma "reação instintiva" que dizia: "Não, não faça isso!" ou "Sim, isso é o que eu realmente quero fazer!" E você ignorou e mais tarde se arrependeu da sua ação ou inércia. Para alguns de nós, os sinais internos ou as reações fisiológicas estão presentes e nós só não estamos cientes delas -- talvez por tê-las ignoradas por tanto tempo que elas agora estão fora da nossa percepção consciente.
Para informações mais completas use a pesquisa: acuidade sensorial
Termo do Mês - Abril de 2017