Treinando com a PNL [1]
Livro do Mês - Janeiro de 2016
Golfinho relaciona em “Livros” centenas e centenas de obras de PNL [3], Coaching [4], Hipnose [5], Metáforas, publicadas em nosso idioma, aqui ou em Portugal. Relaciona também livros de Programação Neurolinguística [6] em espanhol e inglês
“Livros” é uma fonte inesgotável, pois é regularmente atualizado através de “Livros Novos”.
Obras desse brilhante acervo alimentam o “Livro do Mês”. “Treinando com a PNL” foi lançado em 1996 pela Summus Editorial, de São Paulo, e devidamente incluído em “Livros”.
Mas, por acaso, ainda não havia sido indicado como “Livro do Mês”, embora “Livros” de Golfinho registra-o como uma obra inovadora.
E realmente o é. “Treinando com a PNL” é de autoria de consagrados autores de Programação Neurolinguística [6], Joseph O’Connor e John Seymour, cujos livros enriquecem o acervo mundial da PNL [3]. O clássico “Introdução à Programação Neurolinguística”, editado em dezenas de idiomas é de autoria de O’Connor e Seymour. “Golfinho”, aliás, ostenta em suas páginas uma instigante entrevista com Joseph O’Connor [7] sobre a possível história do nascimento e batismo da PNL [3].
“Treinando com a PNL” em suas mais de 250 páginas apresenta, com muita sabedoria, os meandros indispensáveis para o leitor acessar os recursos indispensáveis para aplicar com desenvoltura técnicas de PNL [3] nas áreas de treinamento pessoal e organizacional.
Judith DeLozier, que prefacia o livro, expressa com sua autoridade de pioneira da PNL [3]: “Acho que esse livro se aproxima bastante dos processos mentais e dos níveis de interação que utilizo no treinamento. Talvez o mais importante seja o fato dele não estar repleto de jargões de PNL [3]. Como resultado, mais pessoas tem acesso ao conjunto de padrões denominado PNL [3], sem precisar aprender sua linguagem [8]. Aqueles que, como eu, estão envolvidos com a PNL [3] e acreditam que o mundo deve ser abordado através de diversas áreas, reconhecem a importância da liderança na administração de empresas e na educação. Acredito que esse livro seja uma escolha natural para pessoas que atuam nas áreas de treinamento ou do ensino. Obrigada, Joseph O'Connor e John Seymour, por sua modelagem [9] e apresentação clara”.
Sim esse belíssimo “Livro do Mês” que enuncia temporada de indicações para 2016 capacita o leitor no entendimento e vivência da mutabilidade do treinamento, focando os passos principais para uma excelente aprendizagem, alertando que os vitoriosos, ser humano e empresas, estão sempre envolvidos num processo de absorção de novas técnicas e tecnologias. O mundo é mutável, e a aquisição de novos conhecimentos envolvem determinação e flexibilidade [10], organização e criatividade.
O mapa não é o território pressuposto [11] que acompanha a PNL [3] desde a sua fase embrionária explica a necessidade de se aprender a lidar com as mudanças, com eficiência através de bom uso do treinamento.
Em outras palavras, o ser humano ecologicamente saudável é aquele que está sempre aprendendo.
Em Treinamento e Aprendizagem os autores apresentam os diversos modelos e tipos de treinamento – e como aprender. O conteúdo transcende o próprio título, como muito comum nas obras de Programação Neurolinguística [6]. Aqui ficamos mais íntimos da aprendizagem organizacional e da aprendizagem individual. E agregamos estágios da aprendizagem, quer dizer, novas habilidades pessoais e ambientais. Forma e conteúdo adequados facilitam a aprendizagem.
No Capítulo 3, ainda primeira parte da obra, os autores fazem um resumo da Programação Neurolinguística [6] como instrumento de mudança: modelos de linguagem [8], níveis neurológicos [12], experiências internas, sensações internas, estratégias mentais, aprendizagem consciente [13] e inconsciente [14], habilidades de concentração, perspectivas diferentes, são esmiuçados para o leitor adentrar, com mais desenvoltura, na floresta simples e complexa da PNL [3]: seus pontos-chaves são facilitados, aliás, pelos belos mapas mentais que permeiam a obra.
São 28 capítulos, arregimentados didaticamente entre as três partes do livro; são dezenas de exercícios, mapas mentais, e mais, muito mais, além de um glossário para reforçar a capacidade [15] de treinar e ser treinado. Uma bibliografia completa a viagem do leitor.
“Treinando com a PNL” é, como afirma o editor brasileiro, um livro que trata de como treinar, qualquer que seja o treinamento. Um convite para os que buscam a excelência e almejam ser instrutores excepcionais.
Um livro para ser fonte de inspiração para pais, professores, líderes empresariais e políticos, estudantes, um livro para você.
João Nicolau Carvalho [16], Professor Universitário, Trainer em PNL [3].