Mudando para Melhor [1]
Livro do Mês - Outubro de 2006
O Livro do Mês de Outubro de Golfinho, "Mudando para Melhor" [3], foi escrito por um brasileiro: Kau Mascarenhas, um arquiteto, artista plástico, poeta, compositor e cantor, que vem se dedicando holisticamente à junção da Programação Neurolinguística [4] com a espiritualidade.
O fato em si não gera nenhum ruído com a PNL [5], pois seus pressupostos, ecléticos e flexíveis permitem agregações de crenças [6] e valores [7] que auxiliam aprimorar a ecologia [8] humana. Um marxista poderá encontrar na PNL [5] ferramentas para torná-lo mais criativo, assim como um cristão, budista, maometano, encontrará na Programação Neurolinguística [4] instrumentos que ampliarão sua espiritualidade.
Os fundadores da PNL [5], aliás, têm raízes religiosas diferentes, Richard Bandler [9] é de origem judaica, enquanto que John Grinder [10] nasceu e cresceu no seio de família católica.
Mas é em Robert Dilts nos EUA, em Salvador Carrión na Espanha, Alexa Mohl e Helmut Krusche na Alemanha, Carlos Fonseca e Luis Jorge Gonzalez no México, José Daniel Puche na Colômbia, Lucia de B. Bidart e Leoclides Marcon no Brasil, e tantos e tantos outros especialistas de PNL [5] que, em obras e cursos, vimos à agregação, com o êxito, da Programação Neurolinguística [4] com técnicas e visões espiritualistas, tanto de origens ocidentais quanto de orientais.
Kau Mascarenhas, em "Mudando para Melhor", edição da Alto Planos Editora, de Contagem, Minas Gerais, propõe, numa linguagem [11] colorida, repleta de histórias, metáforas, exemplos, citações bíblicas e junguianas, de kardecismos, de Logoterapia e Gestat-terapia, de orientalismo, do candomblé, e de muita, mas muita PNL [5], gerar mudanças saudáveis, criativas, através de uma metodologia passo a passo, da conquista diária de pequenas mudanças que, encadeadas, transformam-se em grandes vitórias.
Obra de mais de duzentas páginas, dividida em oito partes, com ricos exemplos vividos pelo próprio autor e/ou de terceiros, com importantes exercícios didaticamente explicitados, ao leitor não se impõe determinado credo religioso, mas demonstra que nos enriquecemos como seres humanos quando agregamos espiritualidade à Programação Neurolinguística [4].
Por tudo isso, e por muito mais, Golfinho recomenda, com prazer, este livro escrito por um brasileiro da Bahia, como um sólido manual de mudanças com base na PNL [5] e espiritualidade.
João Nicolau Carvalho [12] professor universitário, Trainer em PNL [5], Coach certificado