Descomplique a Relação [1]
Livro do Mês - Julho de 2005
A Editora Best Seller Ltda., Rio de Janeiro, vem de lançar o livro "DESCOMPLIQUE A RELAÇÃO", de autoria de Robin Prior e Joseph O’Connor. Os dois autores são conhecidos dos leitores falantes da língua portuguesa, principalmente O’Connor que vive parte de seu tempo no Brasil, ministrando cursos, seminários e lançando livros.
Dos dois, em português, há "Sucesso em Vendas com PNL [3]", edição da Summus. De Joseph O’Connor, solo ou em coautoria, há quase uma dezena de grandes lançamentos em nosso país: o clássico "Introdução à Programação Neurolingüística [4]", "Treinando com a PNL [5]", "PNL e Saúde [6]", todos edição Summus; "PNL para Administradores [7]", Editora Vozes; "Liderando [8]", Editora Record; "Coaching com PNL [9]", em dueto com Andréa Lages, Qualitymark Editora; e "Manual de Programação Neurolingüística [10]", referência obrigatória nos cursos de Practitioner de PNL [11], também edição Qualitymark.
"Descomplique a relação", é um excelente manual para se trabalhar com criatividade nossos relacionamentos, principalmente os de ordem afetivas. Os autores mostram que nossas relações podem ser frutíferas e agradáveis, pois se pode aprender a exteriorizar nossos sentimentos de maneira adequada e gostosa. Que podemos aprender a aceitar, e desfrutar, as diferenças comportamentais de homens e mulheres.
É uma obra de relacionamento humano. De como viver um excelente relacionamento. Um excelente relacionamento supõe um conjunto de manifestações verbais e comportamentais que levam a uma interação sedutora com a parceria. Gestos, palavras, silêncios persuasivos, carícias, insinuações, tudo fazem parte do processo de relacionamento, ensinam os autores. A origem da PNL [11] tem muito a ver com a possibilidade da modelagem [12] de padrões. Bandler e Grinder demonstraram que as pessoas, embora diferentes uma da outra, tem muito de similar em sua essência. Isso está muito cristalino no conteúdo deste Livro do Mês de Golfinho.
Se o leitor/leitora deseja clareza de objetivo nos relacionamentos, quer dizer, habilidade para conseguir um resultado satisfatório para com quem quer relacionar-se. Se deseja adquirir acuidade perceptiva, em outras palavras, aprender a enfocar a atenção no objeto amado, adestrando sua acuidade pessoal em função do outro. Se quer flexibilizar sua conduta com a vivência de recursos criativos, aqui está o manual ideal. Em 204 páginas e 7 capítulos, Pior e O’Connor, demonstram que você poderá se transformar, mexendo na autoestima e nas crenças [13] limitantes, num/numa excelente sedutor/sedutora, seduzindo-se a si próprio/própria e ao/a parceiro/parceira.
A edição brasileira anuncia Índice, analítico e de nomes, existente no original, "NLP & Relationships", e na edição espanhola, "PNL [11] y relaciones Humanas", mas não o colocou, o que é uma pena; esqueceu-se também da bibliografia. O título da edição brasileira peca por ausência de originalidade, pois a palavra descomplica carrega, em seu bojo, uma informação negativa, levando o leitor a pensar em complique. O título do original em inglês, "PNL [11] e Relacionamentos" é muito mais adequado ao que se propõe a obra.
De qualquer forma é um excelente lançamento, confirmando a capacidade [14] dos autores em estabelecer a PNL [11] como um modelo [15] de comunicação e de mudanças fantástico.
João Nicolau Carvalho [16] professor universitário, Trainer em PNL [11], Coach certificado