Contos de fadas para aprender a viver [1]
"Contos de fadas para aprender a viver" [3], lançado pela Prestígio Editorial é o primeiro livro de Rosetta Forner em português. Mas em Espanha, seu país, Rosetta publicou uma dezena de obras, entre elas, "PNL [4] La llave del éxito" que vem alcançando muito sucesso nos países hispânicos. A autora também tem livros publicados nos EUA e na Alemanha. Rosetta Forner é consultora, coach, e trainer certificada em PNL [4] pela Universidade de Santa Cruz, Califórnia. Foi aluna de Robert Dilts e de Judith Delozier, que escreveu o Prólogo do livro que estamos comentando.
"Contos de fadas para aprender a viver" é uma obra de Programação Neurolinguística [5], mas propõe, de maneira singular, trabalhar o consciente [6] e o inconsciente [7] ao mesmo tempo, apresentando ao leitor os 2l arquétipos para reconectar-se com a sabedoria primordial que se esconde em nosso interior, em nossa caverna mental. O retorno, a integração com o self realmente exige o conhecimento de uma gramática sensorial, de uma linguagem [8] metafórica que transcenda a linguagem [8] racional. O self mobiliza algo mais que as estruturas de superfície e profunda. É o que a PNL [4] propõe com o Modelo Milton [9].
A autora há que se registrar, estudou hipnose [10] ericksoniana com Stephen Gilligan, que por sua vez estudou com Bandler e Grinder na fase primeva da PNL [4]. Licenciada em Ciências da Informação, com cursos nas áreas de Sociologia e Psicologia da Comunicação, buscou, assim, nos mitos das fadas, que povoam o imaginário de todos os povos da terra, uma maneira de gerar mudanças, transformação.
E, para tanto, segundo a autora, o leitor terá que passar por diversos estágios evolutivos, vinte e um, os fundamentais, apresentados na obra através do mesmo número de histórias, e das mensagens e ensinamentos que cada uma delas contém. A dignidade, o fluir, o amor, a paciência, a magia, a simplicidade, a confiança, a cura, a compaixão, o perdão, o discernimento, a lembrança, o bom senso, a intuição, a criatividade, a luta, o renascimento, o senso de humor, e outros temas importantes, são trajados de fadas para melhor conexão do consciente [6] com o inconsciente [7].
Mas, como bem lembra a autora no capítulo "Estratégia [11] de fada, praticando os dons fadados", "considerando o fato de que as fadas são doutoras em muitas matérias, existe uma disciplina chamada PNL [4] criada para alcançar metas consideradas impensáveis para a maioria das pessoas, no plano consciente [6], por meio da descoberta casual, da inspiração pessoal e do simples desejo de querer alcançar".
E agora leitor, lápis e/ou caneta na mão, -- pois a Rosetta Forner vai desafiá-lo a vivenciar oito passos para, com a ferramenta PNL [4], pôr em prática os dons das fadas. E mais ainda: em "Os Jogos das Fadas", os 2l arquétipos serão ressignifcados, permitindo o mergulho, finalmente, no "Sonho da Fada". Você se lembra daquela história do mago, contada por Bandler e Grinder? Pois é: a PNL [4] é magia. Leia "Contos de fadas para aprender a viver": você descobrirá que é uma boa maneira de se transformar em aprendiz da vida. Sucesso.
João Nicolau Carvalho [12] professor universitário, Trainer em PNL [4], Coach certificado