Atravessando [1]
"Atravessando", no original "TRANCE-formations" foi o segundo livro publicado pela Summus Editorial, em 1984, de John Grinder [3] e Richard Bandler [4]. Na Apresentação da edição brasileira, Livio Túlio Pincherle, citando a obra "A Estrutura da Magia [5]", afirma que a PNL [6] criou "um metamodelo [7] de linguagem [8] para uso terapêutico", e que "Atravessando" enfatiza principalmente "a formação dos estados de transe [9] e a rica fenomenologia da hipnose [10] a partir da moderna visão ericksoniana".
Na verdade a presente obra é uma transcrição de seminários sobre hipnose [10] ministrados por Bandler e Grinder. Edição organizada por Connirae Andreas, que prefacia, "Atravessando" detalha passo a passo as técnicas de induções simples e avançadas de transe [9], sua utilização e remodelagem, geração de novos comportamentos, transe [9] profundo, calibragem [11], e auto-hipnose [10].
As técnicas apresentadas são ilustradas com criativas histórias retiradas das práticas dos autores. Apêndices e bibliografia, além de um glossário, completam o livro.
Em "Atravessando", Bandler e Grinder, apresentam as técnicas de Milton Erickson [12], célebre psiquiatra norte-americano, considerado o mais importante hipnotizador médico do século XX, cuja síntese biográfica o leitor encontra aqui em Golfinho.
A genialidade da modelagem [13] de Grinder e Bandler gerou o modelo Milton [14] na PNL [6], que é o inverso do metamodelo [7], por fazer uso de "padrões de linguagem [8] bastante vagos para acompanhar a experiência de outra pessoa e ter acesso a recursos inconscientes". (Vide Glossário de Golfinho [15]).
Os autores, observando Erickson em ação, conseguiram estabelecer os principais passos terapêuticos do médico e, aplicando-os, obter seus fabulosos resultados. E mais ainda: descrever detalhadamente o que Erickson fazia, e como fazia, dando-lhe uma coerência [16] de processo, seguindo os modelos preconizados por eles mesmos na criação da PNL [6]. O êxito dos autores da PNL [6] e deste "Livro do Mês" consiste em que, em tese, qualquer pessoa pode aprender a repetir os mesmos processos e conseguir os mesmos resultados conseguidos por Erickson e, depois, por Bandler e Grinder.
Aliás, Erickson, em prefácio do livro de Bandler e Grinder intitulado The Patterns of The Hypnotic Techiniques of Milton H. Erickson, M.D., ainda não publicado em português, declarou que Bandler e Grinder conseguiram "uma explicação muito melhor do modo como eu trabalho do que eu próprio posso dar. Eu sei o que faço, mas explicar como, é excessivamente difícil para mim".
Connirae Andreas, no prefácio já mencionado, lembra que além de apresentarem o modelo [17] de comportamento [18] de "magos" tais como Milton Erickson, os autores acrescentaram um vasto conjunto próprio de habilidades de comunicação efetiva, ao corpo de conhecimentos que é a Programação Neurolinguística [19].
Assim como as demais obras de Bandler e Grinder comentadas aqui em Golfinho, "Atravessando" é de fundamental importância, pois aqui estão as bases da comunicação hipnótica estabelecidas pelos fundadores da Programação Neurolinguística [19].
João Nicolau Carvalho [20] professor universitário, Trainer em PNL [6], Coach certificado