Instalação de estratégia de motivação da PNL [1]
Escrito por:
Publicado em:
Quando se trata de instalar uma estratégia [3] de motivação da PNL [4],
é importante lembrar que nem toda estratégia [3] de motivação é igualmente boa para todos.
Quando se trata de instalar uma estratégia [3] em alguém, há três opções. Elas são:
• Use a estratégia [3] da eliciação [5] para extrair uma estratégia [3] de alguém que é conhecido por estar motivado e instale-a em si mesmo ou em alguém.
• Encontre uma estratégia [3] de motivação que você (ou seu cliente) já usa e reutilize-a para a nova meta [6] / tarefa.
• Faça uma.
Para a maioria das pessoas, a opção mais fácil é a segunda.
A opção um pode ser coberta da mesma maneira que a opção dois, apenas com duas pessoas. Lembre de se certificar que você usa alguém que faz as coisas acontecerem!
A opção três é a que eu acho mais interessante, por isso vou entrar em detalhes sobre como poderíamos criar uma estratégia [3] "a partir do nada".
Essa é a maneira como as coisas são feitas na DHE.
Em primeiro lugar, você precisa de uma boa compreensão das submodalidades [7] do cliente.
Que submodalidades [7] tornam alguma coisa atraente? Veja em: Termo do Mês - Submodalidades [8]
Que submodalidades [7] aumentam a ligação emocional para alguma coisa?
Por exemplo, se você sabe que fazer uma imagem de um bolo sem graça ou em preto e branco ajuda a evitar que alguém coma o bolo, então o oposto provavelmente irá motivá-lo.
Em geral, você pode quase adivinhar quais as submodalidades [7] você precisa usar com um cliente, mas é realmente melhor testá-las.
Além disso, que tipo de voz o cliente gosta? Eu me lembro que muitos anos atrás trabalhei com a coach de PNL [4] Julie Starr. Julie tem uma voz tão maravilhosa e "sexy" que, qualquer homem ficaria motivado para fazer praticamente qualquer coisa que ela pedisse! Esse é o tipo de voz que eu quero na minha cabeça me motivando para alcançar os meus objetivos!
Se a pessoa tiver uma voz particular da qual ela gosta, peça-lhe que sugira alguma coisa que a voz poderia dizer na cabeça dela que a motivaria. Se você tiver alguém a sua disposição, você pode usá-la para dizer algo como "vai nessa" ou outra coisa qualquer durante a instalação. Ao usar as vozes dessa forma, é importante descobrir em que situação elas funcionam melhor. Muitas pessoas parecem ficar mais motivadas pelas vozes que surgem atrás delas.
Que outros elementos podemos incluir em nossa estratégia [3] de motivação da PNL [4]?
Será que o cliente tem mais sucesso se ele visualizar o objetivo concluído ou se ele se visualizar enquanto estiver trabalhando para alcançar o objetivo?
Uma sensação é um elemento que você pode querer adicionar ou não. Muitas vezes, se os outros elementos estiverem certos, então a sensação de motivação irá surgir automaticamente, caso contrário o melhor é "pedir emprestado" a sensação que o cliente tiver de uma outra motivação e usá-la.
O exemplo a seguir supõe que reunimos antes da instalação todas as informações necessárias.
Instalação da estratégia [3] de motivação da PNL [4]
Uma instalação padrão [9] da estratégia [3] de motivação da PNL [4] é simples. Depois de saber quais submodalidades [7], vozes internas e sensações você quer, basta pedir que o cliente relembre sobre o que ele quer ser motivado a fazer e, em seguida, adicionar os ingredientes e mudar as submodalidades [7]. Se você estiver trabalhando com uma sensação, então há dois caminhos. A primeira é construir a sensação e, em seguida, trazer a imagem enquanto mantém a sensação e ajusta as submodalidades [7] nesse ponto.
Outra opção, se você estiver usando uma sensação preexistente ou trabalhando com vozes externas, é fortalecer a sensação e ancorá-la. Depois durante a instalação dispare a âncora [10] enquanto o cliente imagina o objetivo dele com qualquer mudança de submodalidade [11] já feita. Se você for trabalhar dessa forma, então no momento em que disparar a âncora [10] traga quaisquer elementos auditivos para a combinação.
Um elemento interessante que eu tenho usado durante a instalação da estratégia [3] de motivação é o movimento físico. Com o cliente sentado em uma cadeira, da mesma forma que a âncora [10] é disparada e a voz sexy ou gospel dispara "vai nessa", a parte de trás da cadeira é empurrada para a frente forçando o cliente a perder ligeiramente o equilíbrio e levantar-se para evitar cair no chão. Isso tem o efeito bizarro de fazer o cliente se inclinar / ir para frente quando pensar no seu objetivo.
Eu me lembro que a primeira vez que experimentei instalar uma estratégia [3] de motivação da PNL [4] fui surpreendido em como era simples. Só isso? Eu pensei. Considerando o esforço que temos de passar para eliciar [12] a estratégia [3], as instalações parecem surpreendentemente simples!
O artigo original "NLP Motivation Strategy Installation [13]" encontra-se no site www.planetnlp.com [13]