Golfinho
Publicado no Golfinho (https://dobkp.golfinho.com.br)


Como parar de fazer más escolhas utilizando a técnica VAC da PNL [1]

Escrito por: 

Hope Bundrant [2]

Publicado em: 

qua, 09/11/2016

Por que é que às vezes nós tomamos boas decisões e, às vezes, más decisões? Impulsividade? Impaciência? Pressão? Leia este artigo para aprender a parar de fazer más escolhas de agora em diante.

Analisando e compreendendo as diferenças do nosso processo de tomada de decisão, pode fazer toda a diferença para você avançar na sua vida com confiança e sem remorsos.

Ao analisar as respostas a questões dissertativas feitas aos participantes de nossos treinamentos de PNL [3], descobri que há um padrão [4] comum e desenvolvi uma fórmula que vai um pouco além do que a técnica VAC padrão [4] usada no processo de tomada de decisão.

Não faz ideia do que seja o processo de decisão VAC?

VAC representa Visual, Auditivo [5] e Cinestésico [6]. Na PNL [3] (Programação Neurolinguística [7]), quando nos referimos a VAC, estamos nos referindo ao modo como uma pessoa processa as informações, sua modalidade preferida. Você pode ter tomado conhecimento do VAC como um estilo de aprendizagem. A base é a mesma, mas quando falamos de VAC no que diz respeito à tomada de decisões, é um pouco diferente. Vamos entender como usar VAC para parar de fazer más escolhas.

VAC na tomada de decisão

Quando você toma uma decisão, o que acontece na sua mente? Para descobrir, faça esse pequeno exercício.

Pense sobre a melhor decisão que já tomou. Como você chegou a essa decisão? Você falou com alguém sobre ela (auditivo [5])? Você viu o que queria e foi atrás (visual)? Será que o pensamento de ter ou fazer alguma coisa fez você se sentir bem (cinestésico [6])?

Agora, pense numa má decisão que tomou, aquela da qual você se arrependeu. Como você chegou a essa decisão? Você recebeu a opinião de outras pessoas (auditivo [5])? Será que a ideia fez você se sentir entusiasmado (cinestésico [6])? Você foi influenciado pela maneira que alguma coisa ou alguém parecia (visual)?

Ao rever suas boas e más escolhas, você pode ver em que áreas, ou modalidade, estava focado quando fez a escolha. Para fazer uma boa escolha, de acordo com a PNL [3], você deve incluir cada modalidade - visual, auditiva, cinestésica. Se você deixou de fora uma delas, a decisão pode, muito provavelmente, levar a uma má escolha.

Como o processo foi diferente para a boa decisão versus a má decisão?

Bem, cada estudante com quem eu já trabalhei, diz que o processo da boa decisão incluiu um componente visual, um componente cinestésico [6] e um componente auditivo [5]. Enquanto que nas más decisões, em 99% das vezes, faltava um componente auditivo [5].

Assim, podemos ver que a fórmula para uma boa decisão é:

V mais C mais A = boas decisões

E a fórmula para uma má decisão é:

V mais C menos A = más decisões

Exemplos de componente visual: gostar da aparência de algo que você quer comprar, ver-se no ambiente [8] para onde você deseja se mudar ou enxergar a pessoa com quem você quer se casar.

Um exemplo cinestésico [6] pode ser a percepção do couro no interior de um carro novo, a sensação de felicidade quando está perto de uma certa pessoa, o entusiasmo ao começar um novo relacionamento. Cinestésico [6] pode ser um toque externo ou um sentimento interno.

Um exemplo auditivo [5] pode ser falar sobre a sua decisão com alguém ou consigo mesmo.

Agora, quando todos os elementos do VAC forem implementados, isso, tecnicamente, deveria resultar numa boa decisão, certo?

Não é verdade! É aqui onde eu dou mais um passo para parar de fazer más escolhas...

O desafio não é meramente a implementação da Estratégia [9] da Tomada de Decisão VAC, mas escolher a porção auditiva correta e realmente ouvir.

Pense em quando você era adolescente. Seus pais tentavam lhe dizer para não fazer isso ou aquilo. Você dizia: "É, e o que é que eles sabem. Eles não são eu." E você provavelmente ignorava a opinião deles e fazia alguma coisa boba.

Ou, você tinha uma ideia, contava sobre ela a um amigo e ele o encorajava a tocar em frente, mas era realmente uma ideia estúpida e ele era tão imaturo quanto você.

Nesse ponto, você não está realmente pensando que precisa parar de fazer escolhas ruins. Em geral, você não teve muita prática em relação a más decisões versus boas decisões. Mas, como adulto, tomar más decisões realmente afetam a sua vida e você quer parar de fazer más escolhas e ter as suas coisas sob controle.

A única maneira de parar de fazer más escolhas é desacelerar o processo de tomada de decisão.

Uma tomada de decisão impulsiva geralmente não acaba bem. Na tomada de decisão impulsiva está sempre faltando o componente auditivo [5]. O auditivo [5] leva muito tempo e quem tem todo esse tempo, certo? Eu quero isso e agora!

Você poderia dizer que já falou com alguém sobre a decisão. No entanto, ele provavelmente foi seu parceiro no crime. Pode ter sido o noivo, o vendedor, o seu amigão. Ele provavelmente não era uma parte neutra que não tinha interesse na decisão que você tomou. Quando queremos o que queremos, e nós não queremos ser convencidos contra ela, nós não ouvimos!

Assim, o verdadeiro desafio com o processo de tomada de decisão VAC é escolher a tática auditiva certa e ouvir, não importa o quê. Mais fácil falar do que fazer.

Há apenas uma razão porque não fazemos isso. Não queremos ser convencidos contra o que realmente queremos. Sejamos honestos, nós sabemos quando estamos agindo impulsivamente!

Infelizmente o sucesso requer maturidade

Isso não se consegue apenas implementando o VAC. Para tomar uma boa decisão e parar de fazer más escolhas, você deve escolher uma pessoa neutra para conversar. Faça perguntas para ela, ouça com a mente aberta (ele não tem a conexão cinestésica ou emocional para o resultado como você). Então, depois de incorporar essa porção auditiva na sua decisão, se você ainda se sentir cinestesicamente da mesma forma sobre a decisão, vá atrás dela!

VAC é uma grande técnica para se ter presente. E, ao implementá-la, você vai tomar decisões muito melhores e com mais clareza. Entretanto, você ainda precisa abordar a sua tomada de decisão com maturidade e seu objetivo principal deve ser tomar a melhor decisão.

O artigo original  "How to Stop Making Bad Choices using NLP’s VAK Technique [10]" encontra-se no site www.inlpcenter.org [11]

Categoria: 

  • Artigos sobre Técnicas de PNL e Aplicações [12]

URL de origem: https://dobkp.golfinho.com.br/artigo/como-parar-de-fazer-mas-escolhas-utilizando-a-tecnica-vac-da-pnl.htm

Links
[1] https://dobkp.golfinho.com.br/artigo/como-parar-de-fazer-mas-escolhas-utilizando-a-tecnica-vac-da-pnl.htm
[2] https://dobkp.golfinho.com.br/escritor/hope-bundrant.htm
[3] https://dobkp.golfinho.com.br/glossario-pnl/pnl.htm
[4] https://dobkp.golfinho.com.br/glossario-pnl/padrao.htm
[5] https://dobkp.golfinho.com.br/glossario-pnl/auditivo.htm
[6] https://dobkp.golfinho.com.br/glossario-pnl/cinestesico.htm
[7] https://dobkp.golfinho.com.br/glossario-pnl/programacao-neurolinguistica.htm
[8] https://dobkp.golfinho.com.br/glossario-pnl/ambiente.htm
[9] https://dobkp.golfinho.com.br/glossario-pnl/estrategia.htm
[10] https://inlpcenter.org/how-to-stop-making-bad-choices/
[11] https://inlpcenter.org/
[12] https://dobkp.golfinho.com.br/artigos/artigos-sobre-tecnicas-de-pnl-e-aplicacoes.htm