Atualizações, Novidades e Notícias

  • Esta na hora de fazer uma pausa nas (más) notícias!
    sex, 04/09/2020 - 12:00 - (Artigos de PNL)
    É importante ressaltar que temos uma responsabilidade para com nós mesmos, para com as pessoas próximas a nós e para com o sistema de saúde do país, de manter nossa saúde física e mental, evitando o que reduz desnecessariamente nossa saúde. Então, agora que tal “Distanciamento das notícias?”
  • Palavras para usar com cautela: 'Mas'
    qua, 19/08/2020 - 12:00 - (Artigos de PNL)
    Não basta ter boas intenções. Um princípio básico da PNL, é que você é responsável pelo impacto da sua comunicação. Você pode começar a assumir uma responsabilidade ainda maior por seu impacto, tornando-se bem ciente do uso do 'MAS'. Use-o com muito cuidado ou simplesmente o substitua por 'E'. Veja como nesse artigo!
  • Âncoras negativas passam por cima do pensamento positivo
    qua, 12/08/2020 - 17:30 - (Artigos de PNL)
    Assim, qualquer que seja o seu nível de habilidades, conhecimento ou treinamento em PNL, reconheça as âncoras pelo que elas são – padrões instantâneos de estímulo-reação que, uma vez ativadas, funcionam tão rapidamente para o pensamento racional, positivo ou estratégico para afetá-los. Mas... decida que você só vai ser pego por uma âncora particular uma única vez...! Veja como no artigo!
  • Tonalidade da voz
    qua, 29/07/2020 - 00:30 - (Termo do Mês)
    Tonalidade refere-se à qualidade da voz de uma pessoa. A tonalidade de uma pessoa é influenciada por vários fatores físicos e psicológicos. A tonalidade também é um importante meio de influência. Como o tom de voz está tão ligado aos estados internos, a tonalidade pode ser uma influência significativa no estado de uma pessoa.
  • Acuidade Sensorial
    sex, 17/07/2020 - 12:00 - (Artigos de PNL)
    Você está atento ao que está acontecendo ao seu redor ou dentro de você? Ou está apenas simulando o jeito de viver? Ou está reagindo às oportunidades que estão por aí -- ou leva apenas um momento para escolher ver, ouvir, sentir ou experimentá-las? Você está ouvindo os seus próprios sinais internos como o que você realmente quer fazer ou está fazendo o que acha que os outros esperam ou exigem de você. E a hora de você começar a prestar atenção é AGORA!
  • Como o uso das metáforas ajuda você a ler a mente dos outros
    qua, 08/07/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    Este artigo vai lhe mostrar como reconhecer metáforas simples, como usá-las para entender as outras pessoas e como construir laços mais fortes com as pessoas. E ao fazer isso, você também vai se divertir!
  • Sistemas de Representação
    ter, 30/06/2020 - 00:30 - (Termo do Mês)
    Todo mundo estrutura a sua experiência do mundo através dos cinco sentidos – visão, audição, tato, paladar e olfato. (Para a nossa finalidade, paladar e olfato serão classificados sob sensação, ou como categoria cinestésica). Apesar da sua consciência sobre os seus sentidos externos, você sabia que tem um grupo correspondente de "sentidos internos" e que eles são chamados de Sistemas Representacionais?
  • Como você definiria uma vida ótima?
    ter, 23/06/2020 - 17:30 - (Artigos de PNL)
    E tudo isso começou com uma pergunta. Uma pergunta que eu, a princípio, não tinha a mínima ideia de como responder. Uma pergunta que, me permitiu esperar até a resposta aparecer, abriu novamente as portas que eu tinha permitido fechar. Hoje eu lhe pergunto: como você definiria uma vida ótima?
  • Predicados
    qua, 03/06/2020 - 15:00 - (Termo do Mês)
    Os predicados são palavras que repousam sobre uma base sensorial. Por mais surpreendente que pareça, nossos interlocutores nos dizem a cada instante o que estão fazendo interiormente. Além disso, fazem-no também de forma não verbal, através dos gestos e movimentos oculares.
  • Tome cuidado com o que você se acostuma
    qua, 27/05/2020 - 12:00 - (Artigos de PNL)
    A ideia é que você evite interferir na sua vida ou no seu trabalho, introduzindo pequenas mudanças frequentes, ou seja 10% novo, para que possamos viver com clareza – com a consciência de quando é útil estar no piloto automático e quando pode ser melhor mudar para 'controle manual' – onde podemos fazer escolhas para a vida. A alternativa ao 10% novo é o que muitos de nós fazemos. Nós nos permitimos ficar presos na rotina. Nós nos permitimos ficarmos fixados em nossas maneiras. Permitimos que a nossa vida se torne uma rotina, tediosa, igual e previsível.
  • Associação
    qui, 21/05/2020 - 15:30 - (Termo do Mês)
    Associação se refere ao processo natural pelo qual as nossas representações internas das experiências ou dos eventos se vinculam aos nossos modelos de mundo. A associação é a base de toda a memória e do aprendizado. As associações geralmente estão sujeitas a generalização. No que é chamado de "associação de contexto", o ambiente comum pode começar a eliciar a reação que está sendo condicionada para um estímulo específico.
  • Fazer planos durante os tempos de incerteza
    qua, 13/05/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    Mesmo em tempos de incerteza, fazer planos pode fornecer energia e motivação para continuar trabalhando e desenvolvendo as habilidades que queremos usar. Podemos continuar aprendendo, compartilhando e ampliando as nossas conexões sempre que possível. A incerteza é uma parte da vida. É possível fazer as coisas acontecerem mesmo quando temos incerteza sobre o futuro.
  • Hierarquia de Critérios
    ter, 05/05/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    Reconhecer que as pessoas têm critérios diferentes é essencial para resolver conflitos e gerenciar a diversidade. O contato cultural, as fusões entre organizações e as transições na vida de uma pessoa frequentemente trazem à tona questões relacionadas a critérios, hierarquia de critérios e equivalência de critérios. Compreender os critérios das pessoas é importante para uma mediação, negociação e comunicação bem-sucedidas. Os critérios também desempenham um papel importante na persuasão e motivação.
  • Psiconeuroimunologia e PNL
    ter, 21/04/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    Fatores psicológicos > Respostas neurológicas > Consequências imunológicas Desde o seu início, nos anos 80, o campo da psiconeuroimunologia produziu várias descobertas em nossa compreensão de como o cérebro e o sistema imunológico interagem. Sabe-se que o estresse e as respostas emocionais, por exemplo, alteram os níveis químicos na corrente sanguínea que afetam o funcionamento do sistema imunológico. Mas as células imunes também demonstraram responder diretamente às mesmas substâncias químicas que nosso cérebro e células nervosas usam para se comunicar. Fatores psicológicos > Respostas neurológicas > Consequências imunológicas Desde o seu início, nos anos 80, o campo da psiconeuroimunologia produziu várias descobertas em nossa compreensão de como o cérebro e o sistema imunológico interagem. Sabe-se que o estresse e as respostas emocionais, por exemplo, alteram os níveis químicos na corrente sanguínea que afetam o funcionamento do sistema imunológico. Mas as células imunes também demonstraram responder diretamente às mesmas substâncias químicas que nosso cérebro e células nervosas usam para se comunicar.
  • Psiconeuroimunologia
    seg, 20/04/2020 - 00:30 - (Termo do Mês)
    A psiconeuroimunologia é um campo emergente que explora como nossa condição psicológica e processos neurológicos afetam o funcionamento de nosso sistema imunológico. A premissa básica da psiconeuroimunologia é que os fatores psicológicos influenciam o funcionamento de vários aspectos de nosso sistema nervoso que, por sua vez afetam nosso sistema imunológico em algum grau. Fatores psicológicos > Respostas neurológicas > Consequências imunológicas Desde o seu início, nos anos 80, o campo da psiconeuroimunologia produziu várias descobertas em nossa compreensão de como o cérebro e o sistema imunológico interagem. Sabe-se que o estresse e as respostas emocionais, por exemplo, alteram os níveis químicos na corrente sanguínea que afetam o funcionamento do sistema imunológico. Mas as células imunes também demonstraram responder diretamente às mesmas substâncias químicas que nosso cérebro e células nervosas usam para se comunicar.
  • Estratégias Geradoras de Novos Comportamentos
    ter, 14/04/2020 - 10:00 - (Artigos de PNL)
    Um dos processos mais importantes de mudança é aquele em que um sonho ou visão se movimenta para a ação. A PNL desenvolveu um tipo de estratégia de criatividade "para todos os fins", organizada em torno do processo de movimentar a visão para a ação, chamada de Gerador de Novos Comportamentos. Os passos básicos para o Gerador de Novos Comportamentos foram estabelecidos por John Grinder no final dos anos 1970. O Gerador de Novos Comportamentos é uma estratégia refinada que pode ser aplicada a praticamente qualquer situação que envolva a flexibilidade pessoal. As etapas básicas envolvem formar uma imagem visual de um comportamento desejado, associando cinestesicamente à imagem em um nível de sentimento e verbalizando quaisquer elementos ausentes ou necessários.
  • Por que a sua mente se volta contra você e como obter resgate dessa situação
    qui, 02/04/2020 - 18:30 - (Artigos de PNL)
    Se você está lutando muito na vida, pode ser porque a sua mente se voltou contra você. Uma parte de você parece empenhada em arruinar as suas chances de realização. Por quê? O que acontece no lado de dentro é o mais importante de tudo. É por isso que o pesadelo do sofrimento mental, a autocrítica, a negatividade e a turbulência emocional persistem, independentemente de quão bom ou ruim o mundo exterior possa ser. Anteriormente na sua história pessoal, partes de você que eram consideradas "inaceitáveis" foram jogadas ao mar e agora estão gritando para serem resgatadas. Veja o que fazer, neste artigo!
  • Coronavírus e “pensamento vírus”
    sab, 28/03/2020 - 14:00 - (Artigos de PNL)
    “Tais "pensamento vírus" podem "infectar"a mente das pessoas e seu sistema nervoso tanto quanto um vírus físico pode infectar o corpo assim como um vírus de computador pode infectar um sistema de computação, levando à confusão e mau funcionamento. Assim como a programação de um computador, ou todo um sistema de computadores pode ser danificado por um vírus de computador, nosso sistema nervoso pode ser capaz de ser infectado e danificado pelo "pensamento vírus". Um pensamento vírus não pode ser morto, pode ser apenas reconhecido, neutralizado, expulso do resto do sistema. Você não pode matar uma "ideia" ou "crença" pois ela não é viva.”
  • Capacidade
    qua, 18/03/2020 - 21:30 - (Termo do Mês)
    Capacidade envolve o domínio de toda uma classe de comportamento – ou seja, saber COMO FAZER alguma coisa. A capacidade é considerada um dos níveis fundamentais da mudança e da experiência na PNL. As capacidades vêm do desenvolvimento de um mapa mental que nos permita selecionar e organizar grupos de comportamentos individuais. Na PNL, esses mapas mentais assumem a forma de estratégias cognitivas e metaprogramas.
  • Influencie efetivamente com respeito
    qua, 11/03/2020 - 21:00 - (Artigos de PNL)
    Todos os dias, uma grande parte da nossa comunicação está focada em influenciar ou incentivar as pessoas (inclusive nós) a comprar ou aceitar uma ideia, solicitação, serviço ou produto. Por exemplo: ponderar sobre a possibilidade de comprar um computador novo, incentivar uma criança a ir para a cama, pedir a um amigo ou membro da família que faça algo por você, convidar alguém especial para ir ao cinema, apresentar uma ideia ao seu chefe, vender um produto ou serviço para um cliente em potencial ou desenvolver um plano de marketing para um produto novo. E quão eficaz você é em influenciar com relação às necessidades da outra pessoa? Frequentemente, não somos influenciadores tão eficazes quanto gostaríamos porque não temos clareza em alguns aspectos.
  • 4 etapas para lidar com 'negócios pendentes'
    qui, 05/03/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    Um negócio pendente corrói a paz de espírito Às vezes é difícil deixar as coisas para trás e seguir em frente com a nossa vida. Às vezes, uma memória age como uma bola e uma corrente de ferro e nos retem – porque a revivemos repetidamente. O artigo vai explicar como deixar o passado no passado, em vez de arrastá-lo conosco.
  • Sinestesia e a estrutura das crenças
    qui, 27/02/2020 - 19:00 - (Artigos de PNL)
    Como o fenômeno da sobreposição demonstra, nem todas as nossas experiências mentais são claramente distinguíveis em termos dos cinco sentidos. Às vezes, as experiências se conectam e se sobrepõem tão completamente que não é possível distinguir facilmente uma da outra em um relacionamento causal - elas estão lá simultaneamente, mas uma precisa da outra para estarem lá. Sentir-se comovido por uma peça de música ou arte seria um exemplo disso. O sentimento não poderia existir sem a arte e a arte não poderia existir sem o sentimento. Na PNL, essa conexão é chamada de sinestesia. O termo significa literalmente "uma síntese dos sentidos". As sinestesias são geralmente mais ricas e poderosas do que perceber algo através de um único sentido. Os padrões de sinestesia também podem ser um fator muito importante na determinação da facilidade ou eficácia com a qual determinadas funções mentais são executadas. Assim como no desenvolvimento dos próprios sentidos, a força das várias relações sinestésicas varia para pessoas diferentes.
  • Comportamento
    qui, 20/02/2020 - 00:30 - (Termo do Mês)
    O comportamento está relacionado às ações e reações físicas específicas através das quais interagimos com as pessoas e o ambiente ao nosso redor. O comportamento é considerado um dos níveis fundamentais da mudança e da experiência na PNL. É o foco principal de todos os processos de mudança de primeira ordem.
  • Como criar um péssimo relacionamento
    qua, 12/02/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    Todos nós entramos nos relacionamentos com certas habilidades de comunicação. Algumas nos conduzirão a maneiras saudáveis de nos relacionar que serão mutuamente satisfatórias e outras não. Algumas vão durar toda a vida e outras levarão a uma saída antecipada. A maioria das coisas que fazemos, fazemos sem realmente saber como as fazemos. Nós as fazemos inconscientemente. Esse é um artigo de "como fazer". Como destruir um relacionamento potencialmente bom ou manter um péssimo relacionamento.
  • Como usar o Metamodelo da PNL
    qua, 05/02/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    O Metamodelo da PNL é uma das ferramentas mais valiosas da PNL usadas para entender as pessoas e como elas pensam. Por quê? Porque a habilidade com o Metamodelo é como ter um estetoscópio para a mente – nos permite reconhecer os pensamentos e sentimentos que estão por trás do que uma pessoa está dizendo.
  • Ambiente
    qua, 22/01/2020 - 01:00 - (Termo do Mês)
    O nosso ambiente é o contexto externo em que ocorre o nosso comportamento. "Ambiente" é aquilo que percebemos como "fora" de nós. Neurologicamente, as nossas percepções do meio ambiente estão relacionadas às informações provenientes de nossos órgãos sensoriais e do sistema nervoso periférico.
  • Usando a ressignificação da PNL para lidar com a decepção
    qua, 15/01/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    A ressignificação faz parte dos treinamentos de Certificação do Practitioner de PNL. No cerne da ressignificação repousa a suposição de que a vida não oferece um significado inerente. As coisas significam o que nós as fazemos significar no nosso interior. É por isso que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e reagir de uma forma muito diferente. A informação que entra através do sentido é filtrada, entre outras coisas, pelos nossos sistemas de crenças.
  • Colocando o sucesso no seu futuro
    qua, 08/01/2020 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    O artigo vai mostrar um uso poderoso de sua linha do tempo: colocar os seus objetivos no seu futuro. O primeiro passo é definir corretamente os seus objetivos. Se você já teve alguma experiência com o estabelecimento de metas e objetivos, reveja alguns breves lembretes nesse artigo.
  • Psicologia Positiva – PNL e Coaching Pessoal
    qui, 02/01/2020 - 13:00 - (Livros de PNL)
    O diferencial desse livro de auto ajuda, se fundamenta nos conhecimentos da psicologia, da psicanálise e da PNL e sugere exercícios práticos e objetivos na busca da melhoria da qualidade de vida pessoal do leitor, otimizando seu potencial de relacionamento e realização.
  • Dicas para evitar a procrastinação, de um coaching pessoal
    qui, 26/12/2019 - 00:30 - (Artigos de PNL)
    Talvez a coisa mais fácil de se fazer no mundo é procrastinar... mas só se não existirem prazos. Com toneladas de trabalho esperando pela sua atenção e ação, você não deveria perder tempo de maneira nenhuma. No artigo estão algumas dicas úteis que irão ajudá-lo a manter o foco durante todo o dia: