Este é um livro de auto-hipnose, um livro que convida você a olhar para dentro de si mesmo, a cada linha, a cada exercício. Com certeza, os exercícios estão esboçados para lhe colocar, de maneira eficaz, em contato com seus recursos internos, para abrir portas e encontrar caminhos e, assim, resolver as dificuldades pendentes, saudavelmente, protegidamente.
Nós, os terapeutas ericksonianos, compartilhamos algumas de nossas experiências de vida com nossos pacientes, uns mais, outros menos. Poucas vezes as escrevemos. Eu fui aprendendo a fazê-lo, pouco a pouco, em meus livros anteriores. Este livro dá um passo além porque surge de um ensaio autobiográfico que escrevi há quase três anos, a partir de duas frases de uma poesia de Jorge Abia, as quais, desde então, ficaram dando volta dentro de mim: "Como é ser mulher, mas mulher realmente completa... ou incompleta?" e "como é ser homem, mas homem realmente completo ... ou incompleto?"
Este é um livro dirigido às mulheres e aos homens em geral, já que os temas são universais. Eu os vejo a partir de minha perspectiva pessoal, com os matizes do meu ser mulher, forjados através da minha história. É a perspectiva que tenho neste momento. Ao longo destas páginas, você encontrará esta perspectiva complementada pela perspectiva pessoal de Jorge Abia, matizada com suas vivências como homem nesta sociedade.
TERESA ROBLES - México, 1997
Escolhido como "livro do mês de Jun/2004"