Tive a oportunidade de ler o livro de Rhandy Di Stéfano durante uma viagem de férias ao exterior. Havíamos combinado que eu faria algumas considerações sobre o texto tão logo voltasse ao Brasil e, até então, não tinha a menor ideia que seria convidado algum tempo depois a escrever o prefácio do "Manual do Sucesso Total."
Tendo em mãos uma cópia do livro recém escrito parti em viagem e não pude conter um pensamento: "o Rhandy é uma pessoa muito competente, conhece profundamente o que faz, gosto dele, mas não vou deixar escapar a oportunidade de encontrar e mencionar as eventuais fragilidades nos conceitos, contradições teóricas e sua difícil aplicabilidade, especialmente aqui no Brasil, país tão carente de condições sociais favoráveis." "Puxa", pensei, "pode até ser arrogância, mas vou aproveitar a base de minha formação de economista, atento a detalhes, para mostrar que este é apenas mais um livro, entre tantos outros de autoajuda, que fala com superficialidade sobre posturas e objetivos ideais, difíceis de atingir e distantes da realidade de cada um de nós."
Foi com este "espírito" que iniciei a leitura, tentando identificar aqui e acolá pontos que pudessem ser questionados e refutados mais adiante. Primeiras páginas, primeiro capítulo, algumas anotações e ... a minha resistência foi pouco à pouco, devo admitir, sendo superada. Na verdade, eu estava diante de um livro fantástico de ler, inovador nas ideias expostas e estimulante à reflexão. Percebi, em pouco tempo, tratar-se de um livro que pode até ser rapidamente lido, mas dei-me o prazer de a cada noite, durante a viagem, sorver prazerosamente os princípios e teses enunciadas com clareza e concisão pelo autor. Não foram poucas as vezes que pude relembrar eventos por mim vivenciados, ou dos quais tive conhecimento, que se encaixavam perfeitamente nas situações discutidas em diferentes partes do texto. Expostos de maneira estimulante, sugerindo sucintamente alternativas e atitudes práticas às pessoas, de tal forma que procurem maximizar suas potencialidades em direção ao sucesso total que, talvez, possa ser traduzido como sendo a busca pelo prazer de "se sentar em casa " com a vida. A mim, pelo menos, assim parece.
....
Este livro tem, entre outras qualidades, a vantagem de ter uma imediata conexão com eventos diários da vida das pessoas, mostrando como isso está relacionado às suas possibilidades de chegar ao sucesso total.
...
Saiba o leitor que ao receber o convite para escrever este prefácio, além de me sentir honrado, temi não ser capaz de transmitir o que gostaria. Se pudesse sintetizar tudo em uma frase, diria que estava preparado para ler "apenas mais um livro" e acabei me deparando com uma nova e brilhante forma de enxergar a vida! Aprendi muito com ele. O material incluído neste trabalho é amplo e pode servir de base para muitos outros livros no futuro. Espero que o Rhandy nos conceda o prazer de continuar criando com essa qualidade superior. Espero, também, que o leitor aproveite este livro tanto quanto eu, notando que seu conteúdo merece ser desfrutado não apenas enquanto lido, mas por toda a vida.
Odair Abate - Economista Chefe - Lloyds Bank
Você pode encontrar livros usados na Estante Virtual