Sinopse:
Milton H. Erickson, considerado o pai da hipnose moderna, acreditava que existiam diversos estilos de aprendizagem tanto quanto de pessoas. Suas conclusões indicam que alguns de nós aprendemos de forma linear, outros de forma visual ou por meio de associações, diálogo e experiência. Contudo, comunicar-se com, e somar à nossa sabedoria inconsciente (interior) é o segredo para a formação do caráter humano.
Este livro é um trabalho em progresso e fiel à filosofia de seu criador. Escrito de forma de forma clara e produtiva por Stephen Paul Adler, autoridade Sênior em Psicanálise, a obra permite uma compreensão única dos contextos e estratégias de Erickson. Ele declarava com frequência que toda "fechadura tem sua chave". É responsabilidade do terapeuta e dos clientes, continuar experimentando até que a "tranca psíquica se abra".
Ao longo de suas páginas, o autor ressalta os diversos conceitos de Erickson através de definições, poesias, canções, metáforas e imagens. Tudo para oferecer ao leitor a "chave" para aplicação correta do trabalho e as estratégias de seu criador. Além disso, a obra também apresenta um pequeno histórico sobre hipnose, que permite colocar as definições dentro de um contexto e entender também sua contribuição no campo da comunicação efetiva.
Dotado de uma perspicácia, sensibilidade, compreensão e espiritualidade sem igual, Milton H. Erickson compreendeu o sentido mais profundo da afirmação de que a vida acontece por nós, em vez de a nós, e embutiu essa percepção em toda a sua abordagem. Este é o pináculo de seu trabalho com o qual nos presenteia nesse livro fantástico.
Conteúdo:
Parte 1: Fundamentos - Histórico
Parte 2: Definição de Hipnose - Hipnose
Parte 3: Betty Alice Erickson - Premissas da Psicoterapia Ericksoniana
Parte 4: Intervenções Clínicas - Estratégias Ericksonianas
Parte 5: Entrevista com Betty Alice Erickson
Parte 6: Apresentação de Caso