Livro do Mês - Janeiro de 2018
Praia dos Ingleses, Florianópolis, um dia antes da enxurrada que parecia dividir a ilha de Santa Catarina em duas. Sol gostoso, e na areia o idioma português misturado com o castelhano portenho. Meus netos Sofia e Henrique fabricando castelos, desmanchados quase que imediatamente por Lorenzo, o caçula da família.
Sentado, pretendo iniciar a leitura de “DINHEIRO – DOMINE ESSE JOGO”, de autoria de Tony Robbins, edição BestSeller, Rio de Janeiro: 760 páginas. Mas uma voz me saúda: um ex-aluno da universidade, vizinho de condomínio e leitor de Golfinho.
-- Já leu a obra PASSOS DE GIGANTE, professor? Leia-a como preparação para mergulhar nesse calhamaço. Tenho dois exemplares, deixo um na portaria.
E lá se vai, namorada a tiracolo.
Deixo o grosso volume de lado e assumo o papel de avô.
Na portaria “PASSOS DE GIGANTE”, roupagem nova, edição Vivo Livros, selo da Editora BestSeller, que pertence ao Grupo Editorial Record, me chama a atenção pelo subtítulo: Pequenas Mudanças que fazem Grande Diferença. E a anotação de capa: 365 lições diárias. Talvez o aluno tenha razão: há que se ler o livro, que é, segundo o próprio autor, uma junção dos "melhores instrumentos, princípios, técnicas e estratégias apresentados em meu best-seller Desperte seu gigante interior” . E, devidamente instrumentado, com as técnicas de PNL de “Desperte seu gigante interior”, uma obra mestra de Anthony Robbins, Livro do Mês em novembro de 2010, mergulhar nas quase oitocentas páginas de seu último livro.
Essa é a proposição do presente trabalho.
Leia PASSOS DE GIGANTE, absorva os enunciados e preposições da PNL e, municiado dia a dia com as técnicas de Programação Neurolinguística, vivencie os sete passos para a liberdade financeira, propostos por Tony Robbins, obra que será o próximo Livro do Mês de Golfinho.
“PASSOS DE GIGANTE” que ora se registra como Livro do Mês é, realmente, uma delícia de obra, um livro imperdível que Golfinho, por motivo os mais variados, apenas registrou em sua farta relação de obras de PNL, Hipnose e Coaching.
“PASSOS DE GIGANTE” é para ser lida, meditada, e transformada em prática. Afinal de contas, como lembra Robbins, de que serve o estímulo se não for acompanhado da ação?
Em “PASSOS DE GIGANTE”, em 404 páginas na edição de bolso, você aprende a sonhar e transformar os sonhos em decisões e objetivos. (Nada acontece antes de ser sonhado – Carl Sandburg), aprende como conseguir o que você realmente deseja, a descobrir a dor e o prazer no estado mental: “Cada momento grandioso nos anais do mundo é o triunfo de algum entusiasmo”, disse Ralph Emerson.
Você aprende o poder de criar e de destruir crenças. Como registrou Edmundo Spenser: “É a mente que cura a doença, que torna a pessoa desafortunada ou feliz, rica ou pobre”.
É nessa obra concisa que Robbins, com precisão cirúrgica, ensina que as perguntas são as respostas: o importante é não parar de perguntar. A curiosidade tem motivo próprio para existir. Não podemos deixar de ficar fascinados quando contemplamos os mistérios da eternidade, da vida, da maravilhosa estrutura da realidade. Basta tentarmos entender um pouquinho desse mistério a cada dia. Nunca perder a curiosidade sagrada – Albert Einstein.
Robbins, como um mágico, ensina o truque da mudança, o condicionamento para o sucesso. Nathaniel Emmons: “O hábito é o melhor dos servos ou o pior dos patrões”.
“As palavras”, no dizer de Aldous Huxley, “são o fio em que amarramos nossas experiências”. Pois no princípio era o Verbo. Robbins configura o Vocabulário do Sucesso: O poder do vocabulário transformacional e das metáforas verbais.
Carl Jung declarou que “sem emoção, a escuridão não pode se transformar em luz, nem a apatia em movimento”. Agora você aprende como usar seus sinais de ação, suas emoções. E tem a possibilidade de elucidar o famoso desafio mental de dez dias, e vivenciar o sistema central de avaliação: “Depois de ser expandida com uma nova ideia, a mente humana jamais retorna às suas dimensões originais” – Oliver Wendell Holmes.
Valores e regras: sua bússola pessoal. O criativo Robbins lembra o enunciado de Buce Barton para nos ensinar a leitura da bússola: “Nada de esplêndido jamais foi realizado, exceto por aqueles que ousaram acreditar que algo dentro deles era superior às circunstâncias”.
Estamos quase no final da jornada de 365 lições diárias: estamos aprimorando as chaves para a expansão. Ingressamos em identidade e referências. Como disse Thomas A. Edison: “Se todos fizéssemos aquilo de que somos capazes, iríamos literalmente espantar a nós mesmos.”
Juntando tudo: saúde, finanças, relacionamentos e código de conduta. O pensamento é de Ralph Waldo Emerson: “Ponha convicção em seus atos”.
Anthony Robbins, autor de ciclópica obra, encerra “PASSOS DE GIGANTE” com o que chama de o presente supremo, que sintetiza com palavras de Teilhard de Chardin; “Um dia, depois de dominarmos os ventos, as ondas, a maré e a gravidade, vamos dominar as energias do amor. Então, pela segunda vez na história do mundo, o homem terá descoberto o fogo”.
Que 2018 permita aos brasileiros o redescobrimento de sua organização, criatividade, determinação e flexibilidade.
É o que propõe Anthony Robbins na releitura concisa e precisa que ele mesmo fez do magnífico “Desperte seu gigante interior”, transformando-o em 365 lições diárias para você vivenciar, inclusive na área das finanças, como veremos no próximo Livro do Mês.
João Nicolau Carvalho, professor, Trainer em PNL.