Como convencer alguém em 90 segundos

Livro do Mês - Novembro de 2017

Como convencer alguém em 90 segundos

Nicholas Boothmann é um autor britânico muito conhecido e admirado pelos leitores de Golfinho: três livros dele são “Livros do Mês”. A obra que ora analisamos é edição da Universo dos Livros, de São Paulo.  O evento crucial dessa obra é você se conectar com o Outro em 90 segundos ou menos.

Admirado por Richard Bandler e John Grinder o autor britânico, ex-fotógrafo, é atualmente um dos autores mais festejados na divulgação da Programação Neurolinguística, em obras e em programas de rádio e televisão.

Boothman assevera que há uma “ordem e um processo com os outros: primeiro você estabelece confiança com os instintos básicos, em seguida estabelece harmonia com a personalidade. O que resulta é um relacionamento, e todos os relacionamentos oferecem possibilidades infinitas”.

Eis o sumo da obra: dar ao leitor instrumentos para se comunicar vitoriosamente com o interlocutor.  Você aprende a observar e aprender padrões comportamentais a partir dos enunciados da PNL.

O livro, em suas mais de 250 páginas repletas de instigantes exercícios e modelos, roteiriza ao leitor uma vivência altamente fecunda: ensina que não existe fracasso, mas feedback. Que uma excelente maneira de se conectar com os outros é olhar diretamente nos olhos. Você aprende a sorrir. Você é alertado para o fato de que, desde o nascimento, você está sincronizado com os outros, pois ninguém é uma ilha isolada.  Agora você aprende a fazer isso conscientemente. Definir o que você quer é o principal passo em quase todas as situações.

Até aqui você aprendeu a olhar as pessoas nos olhos e sorrir. A adaptar-se como um camaleão. A capturar a imaginação para capturar o coração. A ser convincente.

E você se relaciona com os filtros “gostar/não gostar”. O leitor descobre que “não pode impedir as pessoas de fazerem julgamentos instantâneos, mas podemos fazer julgamentos funcionarem a nosso favor”.  O leitor pratica como ajustar seus sinais não verbais “para fazer com que a outra pessoa se sinta confortável e segura”.

Lembra que os primeiros encontros entre pessoas são alimentados por reações instintivas. E que as primeiras impressões, principalmente no mundo dos negócios, são frequentemente influenciadas pelas expectativas. Alerta que gerar “uma invasão inconsciente do espaço pessoal de alguém pode ativar uma resposta que dificilmente será mudada e pode levantar barreiras”.  Vivencia e aprende a neutralizar a reação lutar ou fugir. Aprende a respeitar o espaço do Outro.

Agora você se relaciona com a temática que envolve atitude, linguagem corporal e coerência. Novos e singulares exercícios são propostos. “Na comunicação cara a cara, pessoas dão mais credibilidade ao que elas veem, depois ao tom de voz e por último às palavras que estão ouvindo. ” Alerta-se que  há que aprender a falar a linguagem do cérebro. Que há que se aprender a processar informações positivas.  Vivencia o bom humor. Estabelece mecanismo de conexão com os sentidos. Preferências sensoriais são detalhadas e vivenciadas.

A Parte 3 – Em conexão com a personalidade – você alimenta a personalidade com boas ideias. Vivencia experiências de sonhadores e fazedores. A não colidir com personalidades diferentes. Aprende que há personalidades sonhadoras, analisadoras, indutoras, controladoras. Na quarta parte você ingressa na etapa de construção de relacionamentos: abrir linhas de comunicação; manter o foco; trabalhar a mídia; permanecer no topo da lista; a estruturar o contexto emocional do encontro; os segredos dos bons comunicadores; e mais exercícios: múltiplos exercícios.

No Posfácio o autor indaga: “Para onde vamos agora?” A resposta é sua, leitor: guarde a frase de Sun Tzu: “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas". Sucesso.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL.