Coach, Coaching: dois neologismos que se infiltraram em nosso idioma. Na última Copa América, de triste memória para os brasileiros, os comentaristas estrangeiros traduziam “coach” como treinador de futebol; os jogadores de futebol brasileiros (boleiros?) costumam chamar seus treinadores de “professor”. Na Espanha a rainha Elizabeth II é Isabel II, mas “coach” está ingressando em terras hispânicas como... coach: a Real Academia Espanhola aparentemente rendeu-se aos ingleses e americanos.
Em “Coaching Passo a Passo”, edição da Qualitymark Editora, Rio de Janeiro, o conceito de “coach”, -- conforme registra a contracapa -- tem mais a ver, metaforicamente, com “ensinar a pescar” do que “dar o peixe”. Em outras palavras: a essência do “Coaching” é implementar no cliente a capacidade de definir claramente suas metas, ampliar sua competência. E, durante o processo, “aumentar seu nível de consciência e a responsabilidade pela sua própria vida”.
“Coaching Passo a Passo”, -- uma obra de primeira grandeza que nos ensina didaticamente a evocar no cliente “respostas e ações”, em vez de aconselhamentos, -- tem como coautores Luiz Augusto Paiva, advogado com larga experiência, no Brasil e nos EUA, nas técnicas de Coaching e de PNL; Jairo Mancilha, médico com doutorado, presidente do INAp-Instituto de Neurolinguística Aplicada, coautor de livros de PNL, e autor de DVDs de PNL, Trainer em Programação Neurolinguística e em Coaching, e John Richards, americano, Consultor executivo de negócios, Master e Trainer em PNL, com certificação em Hipnoterapia Clínica e autor de quatro obras em inglês, algumas a merecerem tradução para o português.
“Coaching Passo a Passo” é um livro de 134 páginas onde no capítulo 1 os coautores expõem, com concisão e precisão os conceitos e pressupostos do Coaching, apresentando seu surgimento, sua metodologia, âmbito de atuação, distinções entre Coaching, Consultoria e Terapia, e mais, muito mais.
No segundo capítulo o leitor toma conhecimento vivencial das habilidades e competências necessárias para a prática do Coaching; aprende sua ética, envolve-se com o Estado Mental Ideal, com os pressupostos, Modelo Aprendiz-Julgador. E com uma instigante ferramenta das suposições: o Modelo da Escada da Inferência
No terceiro capítulo você aprende aspectos importantes sobre os clientes, e perguntas para clientes em potencial.
Em O Processo, que envolve os demais capítulos, -- do quatro ao onze -– o leitor abebera-se, agora, dos procedimentos avaliativos: radiografia de uma primeira sessão (Objetivos, Abordagens, Dicas, Habilidades), Foco na Consciência, Criar Rapport e Relacionamento. Ferramentas importantes como “Os Quatro Quadrantes da Janela Johari” e “Roda da Vida”, bem como o “Exercício da Escuta Profunda” são didaticamente explicadas, facilitando a vivenciação.
Aplicação de Brainstorm, definição de metas do cliente, instigando opções do cliente, avaliação das opções, são aprendidas e vivenciadas dos capítulos cinco ao oito, todos com inúmeros exercícios facilitadores e motivadores, tanto para o Coach quanto para o cliente.
No nono capítulo aprendemos a elaborar o Plano de Ação. Dicas importantes são disponibilizadas.
Nos últimos dois capítulos o leitor aprende a gerar com eficácia o encorajamento do desenvolvimento do cliente, Aprender autoavaliação, elaboração de questionário, criação de cadastro, formulários e um modelo para formalizar acordo Coaching & Cliente.
Referências bibliográficas, todas em inglês, embora algumas obras já estejam traduzidas para o português, finalizam o volume.
Uma obra, um excelente manual, um verdadeiro curso de Coaching, escrito por três escritores, consultores, conferencistas, palestrantes que dominam, com esmero, as técnicas de PNL e de Coaching, e que Golfinho escolhe prazerosamente como “Livro do Mês”.
João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Coach.