Escrito por:
Publicado em:
Você é simplesmente perfeito!
Um dos padrões que nós exploramos em nossos cursos de PNL é o "apaixonar-se e romper". É algo parecido com isso – onde nós:
1. Encontramos alguém de quem gostamos.
2. Passamos a conhecê-lo melhor.
3. E, como resultado, começamos a cair de amor por ele.
4. Isso cria um processo de filtragem no qual descobrimos mais coisas que nós amamos sobre ele.
Por enquanto, tudo bem.
Você não é mais perfeito!
As coisas estão tão bem que decidimos que somos perfeitos um para o outro – e decidimos viver juntos e nos casar. E nos primeiros meses, ou até anos, as coisas ficam ainda melhor.
Então começamos a reconhecer que, embora estejamos bem e quase livres de defeitos e falhas como quando a relação começou, a outra pessoa mudou. Ela desenvolveu imperfeições. Às vezes, isso marca o fim do relacionamento: afinal, quem quer viver com alguém que não é perfeito – é melhor procurar alguém melhor!
Tempo para você mudar
Mais frequentemente, começamos uma campanha para mudá-la. Para transformá-la de volta para a versão anterior perfeita. Surpreendentemente essa campanha não é bem-vinda – apesar do fato de que estamos fazendo isso apenas para o próprio bem dela. Mas, não, ela não reconhece isso e resiste tenazmente aos nossos esforços para moldá-la em nossa versão ideal dela mesmo.
Isso tem tudo a ver com os nossos filtros
É claro que ela não mudou. Ela nunca foi perfeita. Nós simplesmente ignoramos as imperfeições dela, quando estávamos na fase do "New Love" da relação – aquela fase em que a gente só vê as coisas boas sobre o outro e ficamos cegos para a realidade dele e sua personalidade.
Agora, o tempo e a familiaridade desgastaram a imagem irreal que nós tivemos do outro durante a fase do "New Love".
Então, felizmente, muitas pessoas ativam os seus filtros da Complexidade Maravilhosa – onde elas podem ver a Complexidade Maravilhosa da outra pessoa e seus diferentes "lados" – bom, não tão bom, carinhoso, irritante, divertido, sério, fraco, forte e assim por diante.
Mas muitos se recusam a aceitar essa realidade. Eles querem o Senhor ou a Senhora Perfeito de volta e estão determinados a fazer isso acontecer. Termina em uma longa batalha.
A solução?
A solução é reconhecer como funciona o nosso processo de filtragem virtual e reavaliar a forma como percebemos o nosso parceiro.
O artigo original "You’re not perfect anymore!" encontra-se no site The Pegasus NLP Training