Escrito por:
Publicado em:
Em 2015, os cientistas finalmente descobriram a reação neurológica exata que gera o que na PNL chamamos de "pistas visuais de acesso". A única coisa ainda não pesquisada é que os movimentos para lugares diferentes indicam a ativação de diferentes áreas do cérebro. Esta pesquisa surgiu a partir de estudos do sono REM (Rapid Eye Movement), a fase onde acontece o sonho. Sempre foi do conhecimento de todos que o movimento dos olhos para os lados ocorre durante esse sono, e foi levantada a hipótese de que talvez a pessoa que esteja dormindo está escaneando coisas em suas imagens de sonho. Contudo, mesmo as pessoas cegas de nascença têm esses movimentos. Foi na próxima parte do quebra-cabeça que os pesquisadores notaram que esses movimentos dos olhos durante o sono são semelhantes aos que acontecem quando as pessoas acordadas imaginam uma nova imagem.
No final, escaneando os cérebros das pessoas durante o sono, os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobriram que havia uma explosão na atividade dos neurônios que ocorria logo após os olhos da pessoa piscarem. Essa atividade refletiu uma mudança de conceito ou de cenário (não do processamento de imagem) durante o sono. Os cientistas demonstraram que essa era a mesma atividade cerebral que ocorria quando eram mostradas imagens aos pacientes acordados, especialmente aquelas relacionadas às suas memórias. "Cerca de 0,3 segundos depois de aparecer a imagem, esses neurônios explodiam – eles se tornavam vigorosamente ativos," explicou à BBC News o Dr. Yuval Nir, que é co-autor do estudo publicado na revista Nature Communications. "Isso também acontece quando as pessoas simplesmente fecham os olhos e imaginam essas imagens ou esses conceitos."
A nova pesquisa foi realizada ao longo de quatro anos, usando dados coletados de 39 indivíduos que sofriam de epilepsia. Os pacientes já tinham eletrodos implantados em seus cérebros para tentar ajudar a controlar os seus ataques, e isso permitiu ao Dr. Nir a oportunidade perfeita para medir a atividade de cerca de 40 neurônios individuais -- principalmente dentro do lobo temporal medial localizado na parte inferior do cérebro -- enquanto os voluntários dormiam. Dr. Nir disse à revista New Scientist que "toda vez que você move os seus olhos, uma nova imagem se forma no olho da mente." E é isso exatamente que a PNL tem dito.
A nova fronteira para essa pesquisa (e que requer um estudo mais aprofundado tão único quanto o feito pela equipe do Dr. Nir -- que lembre-se, foi resultado da colocação fortuita de eletrodos no cérebro dos pacientes) será identificar quais os movimentos que disparam o gatilho dos tipos de experiências recordada ou construída. Minha aposta, olhando para os estudos acima, bem como para o nosso trabalho na PNL, é no diagrama da PNL abaixo!
Bibliografia no artigo original:
http://www.transformations.net.nz/trancescript/eyes.html