O poder do pensar positivo

Escrito por: 

Publicado em: 

ter, 05/06/2018

Ser um investidor imobiliário tem os seus desafios, por exemplo, um inquilino destrói a sua propriedade ou as receitas são menores do que o projetado. Experiências como essas podem drenar a sua energia e levá-lo a experimentar o lado negativo da vida. Todo mundo tem um dia ruim de vez em quando. Essa é uma parte natural do ser humano. Os problemas ocorrem quando fazemos do pensamento negativo um modo de vida.

Estudos têm mostrado que ser otimista ou pessimista afeta quanto tempo você vive e quão bem você vive a sua vida. Por exemplo, ser otimista tem o potencial para:
 

  • Diminuir o estresse.
  • Proporcionar uma sensação de bem-estar e melhora a saúde.
  • Melhorar as habilidades de superação.
  • Aumentar a expectativa de vida.
  • Melhorar os relacionamentos.
  • Ajudar você alcançar o que deseja.

Maneiras de ajudá-lo a pensar positivamente

Para obter mais proveito da vida, veja abaixo 10 atividades para ajudá-lo a pensar positivamente:
 

  1. Preste atenção. Uma tarefa fácil que não estamos acostumados a fazer. Comece prestando atenção nos seus pensamentos -- o que você diz para si mesmo e as imagens e os sons correspondentes que você tem na sua mente ou as sensações no seu corpo. Perceba quando estiver pensando negativamente e o impacto que isso tem em você e nas pessoas ao seu redor.
  2. Mude a maneira como você fala consigo mesmo. Veja o mundo de uma forma positiva e sinta-se bem com quem você é. Se você tem uma voz na sua cabeça que fica dizendo que você vai falhar, mude o tom dessa voz para alguma coisa que você ache engraçado, quem sabe a voz do Homer Simpson?
    Em seguida, traga uma nova voz com um tom muito positivo e encorajador que o ajude a alcançar seus desejos/objetivos. Se você tiver imagens de fracasso na sua mente, diminua o tamanho delas, torne-as escuras e sem cor, e ao mesmo tempo, traga para a sua mente imagens grandes, brilhantes e coloridas que vão ajudá-lo a alcançar os seus desejos.
    Se você tivesse uma sensação em seu corpo, como um aperto na boca do estômago, o que aconteceria se você fizesse uma brincadeira e massageasse essa sensação até ela se transformar numa forma de bola que você poderia chutar para longe e substitui-la por uma sensação calorosa e confortável que permeasse todo o seu corpo?
  3. Tenha sempre um objetivo positivo em qualquer coisa que você fizer. Muito frequentemente, fazemos coisas sem nenhum outro desejo do que realizar a tarefa. Antes de assumir uma atividade, explore como você pode torná-la agradável ou realizar algo que faça uma diferença positiva na sua vida.
    Por exemplo, da próxima vez que você sair para uma caminhada, não importa por quanto tempo, tenha um objetivo positivo que seja algo a mais do que apenas caminhar -- um objetivo que o desafie de alguma forma. Você pode decidir observar e ficar encantado com novas obras da natureza que você não tinha observado antes ou se comunicar com pelo menos três estranhos simplesmente dizendo “Olá” e talvez adicionando “Tenha um bom dia!”
    Quando definir um objetivo, certifique-se de que ele, de alguma maneira, faça parte de você e que ainda seja exequível. Cada vez que você repetir essa atividade ou uma similar, faça o objetivo desejado maior ou mais desafiador do que antes.
  4. Concentre-se no que você quer. Diga a você mesmo e aos outros o que você quer, não o que você não quer. Se alguém lhe perguntar “Como você está?”, responda com “bem” ou, melhor ainda, com um “excelente”, usando um tom de voz que mostra a sua convicção. Observe o quanto isso é melhor do que simplesmente dizer um “não está ruim”.
  5. Seja flexível. Reconheça o que você realizou. Se não alcançou o objetivo desejado, seja flexível e, da próxima vez, faça a abordagem de uma maneira diferente (o que pode significar que o seu objetivo deve sofrer ajustes). Se você usou uma chave para abrir um cadeado e ela não funcionou, você vai continuar usando sempre a mesma chave? Ou você será flexível e vai usar outras chaves, até encontrar a que funciona?
  6. Mude a sua fisiologia. Se você anda arrastando os pés e com os ombros curvados, essa não é uma fisiologia positiva. Se você estiver sentado, sente-se ereto e coloque um sorriso no rosto; se estiver caminhando, ande com uma sensação de confiança e de satisfação. Deixe o mundo exterior enxergar como você está feliz, andando com os ombros para trás, respirando fundo e com um belo sorriso no rosto.
  7. Evite ser uma vítima. Assuma a responsabilidade pelas suas ações e seus sentimentos. Se numa conversa ou numa interação com outra pessoa, você não obteve o resultado desejado, assuma a responsabilidade do que você fez e de como se sente em relação a isso. Observe que eu não disse que você deve ser responsável pelas ações ou pelos sentimentos dos outros: isso é responsabilidade deles. Assumir a responsabilidade pelas suas ações e pelo modo como você se sente lhe dá a oportunidade de mudar as coisas, em vez de ser a vítima.
  8. Esqueça o passado e perdoe. Carregar o passado só vai atrasá-lo. E quem não perdoa na verdade só se prejudica? Perdoar os outros - ou a si mesmo - não significa esquecer ou aceitar o que aconteceu, desistir dos seus valores que foram violados ou assumir a sua culpa, nem significa condenar a outra pessoa ou buscar justiça ou compensação.
    O perdão pode ser visto como renúncia ao ressentimento ou a vingança quando a ação do malfeitor merecer isso e dando os dons da misericórdia, da generosidade e do amor quando o malfeitor não parece merecê-las. Para se libertar dos grilhões do passado, você deve estar disposto a perdoar.
  9. Tenha um objetivo claro para a sua vida, a família, os negócios, etc. Selecione uma dessas áreas. Todo dia de manhã, quando acordar, imagine o objetivo desejado na sua mente com sons e sensações pertinentes e de apoio. Identifique três ações (não importa quão grandes ou pequenas) que você irá realizar durante o dia que irá levá-lo em direção ao resultado desejado.
    No final do dia, analise as ações realizadas e os resultados. Se alguma das ações que você tomou não o deixou mais perto de alcançar o seu objetivo, veja isso como um simples feedback. Use esse feedback para determinar possíveis ações para o dia seguinte ou para modificar o seu resultado.
  10. Envie mensagens positivas para você mesmo. Quando se levantar pela manhã e antes de ir dormir à noite, diga para você mesmo o seguinte: “Todos os dias, de todas as maneiras, eu estou ficando melhor e melhor.” E sempre que passar na frente de um espelho, pare e olhe para a sua imagem refletida e diga: “Você é uma pessoa incrivelmente positiva e eu te amo com todo carinho.”

Aproveite a vida e a sua jornada!

O artigo original "The Power of Positive Thinking"  encontra-se no site:  www.renewal.ca

Categoria: