Escrito por:
Publicado em:
"Desculpe, eu esqueci seu nome!"
Ontem eu disse isso para Jacque, a corretora que me mostrou a casa que estava à venda. Ela havia se apresentado alguns minutos antes e eu já havia "esquecido" o nome dela.
Eu me senti muito mal - porque havia sido desrespeitoso. Não há desculpa para esquecer o nome de alguém. Para a maioria de nós, esse é o som mais importante na nossa linguagem - e pode até mesmo fazer parte da nossa própria identidade.
Mas eu tenho uma cabeça de vento!
Muitos usam essa justificativa. Para a maioria das pessoas lembrar nomes tem pouco a ver com a qualidade da sua memória, da sua idade ou do número de células cerebrais. Do ponto de vista da PNL, como muitas outras coisas que nós fazemos, é apenas uma habilidade a ser desenvolvida.
A habilidade envolve apenas dois pontos chave:
1. Ouvir o nome da pessoa.
2. Registrar o nome dela na memória.
Mas eu sempre fui ruim com nomes.
Essa é uma outra justificativa muito comum - e uma desculpa para não dedicar um tempo para ficar bom em alguma coisa. É um pouco como dizer "eu não sou bom na cozinha, ou em esvaziar a máquina de lavar, ou fazer as compras ou trocar o forro do edredom..."
Alguns até mesmo se orgulham de não se preocuparem de lembrar nomes. "Oh, você tem que me desculpar - já, já, vou me esquecer do seu nome!" Esse é apenas mais um pretexto. Nós estamos nos dando um álibi por não dedicar um ou dois segundos para imprimir o nome na nossa memória.
Como lembrar nomes
Então, se você atualmente não é bom em se lembrar de nomes, aqui estão algumas dicas.
Princípios básicos
- Quando você encontrar alguém pela primeira vez, limpe sua mente momentaneamente - sem diálogo interno.
- Ouça o nome quando a pessoa falar.
- Repita internamente o nome da pessoa - olhe para o rosto dela enquanto faz isso - aí você liga (faz uma âncora) o nome + o som + a imagem.
- Repita o nome em voz alta como parte da apresentação: "Prazer em conhecê-lo, Joe!" (reforça a âncora/link).
Dicas de reforço
- Repita internamente algumas vezes o nome da pessoa enquanto você estiver conversando.
- Repita, também em voz alta, o nome da pessoa algumas vezes.
- Pergunte a ela algo sobre o nome dela. Por exemplo, como é a pronúncia ou como se soletra: "É Anna com um 'n' ou dois?"
- Depois da conversa de vocês - ou enquanto a pessoa estiver falando com alguém no grupo - imagine o rosto dela e novamente repita o nome.
Está certo se esquecer... de vez em quando.
Essas dicas funcionam - na maioria das vezes - se você se lembrar de usá-las. É apenas uma habilidade, então fica cada vez melhor com a prática. E, se você esquecer um nome, volte atrás para descobrir o que fez ou não fez para provocar isso - leve em conta a lição - e depois siga em frente!
Reg Connolly é Trainer e Master Practitioner de PNL, trainer em administração e em vendas.
O artigo original "Remembering names – some NLP tips" encontra-se no site The Pegasus NLP Blog
Tradução JVF, direitos da tradução reservados.