Estratégias Geradoras de Novos Comportamentos

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ter, 14/04/2020

Um dos processos mais importantes de mudança é aquele em que um sonho ou visão se movimenta para a ação. A PNL desenvolveu um tipo de estratégia de criatividade "para todos os fins", organizada em torno do processo de movimentar a visão para a ação, chamada de Gerador de Novos Comportamentos. Os passos básicos para o Gerador de Novos Comportamentos foram estabelecidos por John Grinder no final dos anos 1970.

O Gerador de Novos Comportamentos é uma estratégia refinada que pode ser aplicada a praticamente qualquer situação que envolva a flexibilidade pessoal. As etapas básicas envolvem formar uma imagem visual de um comportamento desejado, associando cinestesicamente à imagem em um nível de sentimento e verbalizando quaisquer elementos ausentes ou necessários.

Gerador de novos comportamentos TOTS

Essas três etapas formam um laço de feedback no qual a visão e a ação interagem através dos processos intermediários de emoção e comunicação.

O objetivo do gerador de novos comportamentos é passar por um tipo de ensaio mental, gerando cenários imaginários e levando-os para ações concretas, conectando as imagens ao sistema representativo cinestésico. A estratégia está baseada em várias crenças principais:

  1. As pessoas aprendem novos comportamentos criando novos mapas mentais em seus cérebros.
  2. Quanto mais completo você criar os seus mapas mentais, maior será a probabilidade de alcançar o novo comportamento que deseja.
  3. Focar o seu objetivo é a maneira mais rápida de alcançar novos comportamentos.
  4. As pessoas já têm os recursos mentais necessários para alcançar novos comportamentos. O sucesso é uma função de acessar e organizar o que já está lá.

O gerador de novos comportamentos é um processo de 'Como Fazer' que expressa e apoia essas crenças através do processo de agir "como se". Como todas as estratégias de PNL, o gerador de novos comportamentos segue uma sequência cognitiva específica, composta de processos que envolvem os vários sistemas representacionais sensoriais. Cada etapa da sequência também é apoiada por sinais comportamentais na forma de movimentos oculares. Essas posições oculares ajudam a focar e estabilizar o sistema representacional específico a ser acessado.

Etapas básicas da estratégia geradora de novos comportamentos

As etapas básicas da estratégia geradora de novos comportamentos envolvem:

  1. Pergunte a si mesmo: "Se eu já tivesse alcançado o meu novo objetivo, como eu pareceria?" (Faça isso colocando os olhos para baixo e para a esquerda.)
  2. Imagine-se atingindo o seu objetivo. (Olhe para cima e para a sua direita para ajudar a estimular a sua imaginação.)
  3. Para ajudá-lo a visualizar:
    1. Lembre-se de uma realização semelhante bem-sucedida.
    2. Modele outra pessoa.
    3. Imagine-se alcançando primeiro uma parte menor do objetivo. (Mova os olhos para cima e para a esquerda ou direita.)
  4. Entre na imagem de modo que você se sinta fazendo o que imaginou. (Coloque os olhos e a cabeça para baixo e para a direita entrar no sentimento.)
  5. Compare esses sentimentos com sentimentos que obtiveram um sucesso semelhante no passado. (Mantenha os olhos e a cabeça virados para baixo e para a direita.)
  6. Se os sentimentos não forem os mesmos, nomeie o que você precisa e adicione ao seu objetivo. Volte para a etapa 1 e repita o processo com o seu objetivo expandido. (Mova seus olhos e a cabeça para baixo e para a esquerda.)

Sequência de acesso a pistas para a
a estratégia geradora de novos comportamentos

 

Descrição detalhada das etapas da estratégia geradora de novos comportamentos

Cada uma das etapas básicas da estratégia geradora de novos comportamentos pode ser realizada com precisão e rigor, a fim de melhorar os seus efeitos práticos. A seguir, apresentamos uma descrição detalhada de cada etapa da estratégia:

  1. Diga para você mesmo: "Se eu já fosse capaz de... (declare o seu objetivo)... como eu estaria?" (Ad)
  2. Construa uma imagem visual de como você estaria se estivesse atingindo naquele momento todo o objetivo que você que acabou de declarar. Você deve estar se vendo nessa imagem de um ponto de vista dissociado, como se estivesse acima ou próximo de si mesmo olhando para você mesmo. (Vc)
  3. Se você tiver problemas para elaborar uma imagem clara de si mesmo, use uma das seguintes estratégias:
    1. Segmente o seu objetivo em etapas menores. Pergunte a si mesmo: "Existe alguma parte do meu objetivo em que eu possa me enxergar alcançando o objetivo?" Por exemplo: "Posso me ver cumprindo o primeiro passo do meu objetivo declarado?" Visualize-se atingindo com sucesso essa parte menor do seu objetivo. (Ad_>Vc)
    2. Use uma imagem sua de uma situação bem-sucedida semelhante. Pergunte a si mesmo: "Existe algo semelhante ao meu objetivo que eu já posso alcançar?" Visualize o que você faz nessa situação e edite ou modifique a imagem para se ajustar ao seu objetivo atual. (Ad_> Vr_> Vc)
    3. Modele outra pessoa. Pergunte a si mesmo: "Quem eu sei que já é capaz de atingir plenamente o objetivo que determinei?" Visualize o que essa outra pessoa faz para ter sucesso. Em seguida, visualize-se fazendo o que você acabou de ver seu modelo fazendo. (Ad_> Vr_> Vc)
  4. Mentalmente entre na imagem que você criou de si mesmo atingindo o seu objetivo, para que sinta como se estivesse fazendo agora o que acabou de se ver fazendo. O que você estaria vendo, ouvindo e sentindo? (Vc_> Kc)
  5. Compare os sentimentos que você tem ao se colocar totalmente nessa experiência com os sentimentos que você identificou anteriormente em uma experiência similar na qual você foi bem-sucedido. (Kc / Kr)
  6. Ponto decisivo
    1. Se os dois sentimentos combinarem exatamente para que você se sinta tão confiante de que pode alcançar o seu novo objetivo tão facilmente quanto o objetivo que já alcançou com sucesso, então, você está pronto.
    2. Se os dois sentimentos não corresponderem, nomeie o que está faltando ou o que é necessário (por exemplo, "criatividade", "mais confiança", "fique mais relaxado", etc.).
  7. Aplique a mesma regra para a declaração do recurso necessário que você aplicou à sua declaração inicial do objetivo. Ou seja, declare o objetivo de forma positiva. Por exemplo, se sua declaração do que é necessário for "ficar menos nervoso", pergunte-se: "Se eu pudesse ficar menos nervoso, em vez disso, o que eu estaria fazendo?" (Ad)
  8. Refine o seu objetivo, pegando o nome do recurso necessário que você identificou e adicionando-o à sua declaração de objetivo, simplesmente conectando-o à palavra "e". Por exemplo, a declaração do objetivo agora pode ser algo como "Quero ser mais assertivo com os meus colegas de trabalho (declaração inicial do objetivo) E também levar em consideração os sentimentos deles". Volte a etapa 1 e repita a estratégia. (Ad)

1.
Declare
objetivo de
forma
positiva

 

2.
Visualize-
se
alcançando

objetivo

4. 5.
Parece que
eu posso
realmente fazer isso?

6. 7.
Nomeie o que é
necessário ou o que
está faltando

 

Etapas específicas da nova estratégia geradora de comportamentos

NOTA: você pode adicionar qualquer número de recursos necessários ao seu objetivo declarado para que, quando terminar, você possa ter ajustado o seu objetivo para algo como: "Quero ser mais assertivo com os meus colegas de trabalho E também levar em consideração os sentimentos deles E manter um sentido da minha autoconfiança E permanecer calmo se alguém ficar com raiva."

Referências

Ferramentas para Sonhadores, Dilts, R. e Epstein, T., Editora Rocco

O artigo original "New Behavior Generator Strategy" encontra-se no site: www.nlpu.com

 

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