Escrito por:
Publicado em:
Muitas pessoas me dizem, no decorrer de uma conversa, que "com essas habilidades e insights da PNL eu não deveria deixar que coisas assim chegassem até mim – mas elas chegam, constantemente!"
Em um dado momento, eles se sentiam bem, animados e otimistas. Então, alguém ou alguma coisa faz algo que os “derruba”, e eles passam a se sentir irritados ou desanimados – e culpados... porque sabem que, em teoria, essas coisas não deviam chegar até eles! Em teoria...!
Âncoras negativas da PNL
Na PNL nós usamos a "âncora" ou uma reação ancorada para descrever um padrão de estímulo-reação em que algo parece causar uma mudança em seu estado emocional.
Em outras palavras, uma vez que algo ou alguém dispara uma reação negativa ancorada em você, o seu estado será alterado e não importa quanto "pensamento positivo" ou que técnicas de controle do estado você tenha, nada vai conseguir parar o processo.
Em nossos treinamentos também exploramos o modo como os estados negativos resultam de um processo de fogo brando ou de uma reação instantânea, em outras palavras, de uma âncora negativa. Ou nós pensamos de forma gradual, em um estado negativo ou algo acontece ao qual reagimos com uma mudança instantânea de um estado negativo.
Na realidade, esses processos são exatamente os únicos e o mesmo. É que, com o fogo brando nós percorremos as etapas durante horas ou dias, enquanto que com as reações instantâneas as coisas são tão simplificadas que a mudança de estado ocorre em segundos. Nós vemos ou ouvimos ou sentimos algo e instantaneamente o nosso estado está alterado – não há pensamento envolvido.
Elas podem estar enfraquecidas
Reações instantâneas ou ancoradas podem enfraquecer um pouco da autoestima ou da confiança a menos que você tenha em mente que âncoras negativas são incontrolaveis.
Depois que começa o processo de mudança de estado, ele segue o seu curso! Tentar ser positivo, ou alterar a sua respiração, ou usar alguma técnica de PNL é ótimo como uma forma de passar um pano mais tarde, mas não irá interferir com a reação ancorada – esta última é simplificada e muito rápida.
Isso tudo é muito negativo, não é? Bem, na verdade... não. É olhar para as coisas de forma realista.
E também está deixando de fora uma parte crucial: a importância do modo de usar cada uma dessas experiências como uma oportunidade para identificar e não aceitar mais nenhuma âncora negativa!
Com essa abordagem, nós ficamos tranquilos sempre que nos deparamos com uma âncora negativa particular. Pelo menos na primeira vez que isso acontecer. Nós então mudamos o seu estado, aprendemos com a experiência e seguimos em frente. Sem culpa sua e sem culpar os outros.
Como fazer isso?
Identifique o gatilho que fez você reagir e, em seguida, use o Padrão Swish para neutralizar a sua reação a esse gatilho.
Assim, quando algo ou alguém o deixa confuso ou o coloca para baixo:
1. Aceite que você entrou em choque com uma de suas próprias âncoras negativas – perdoe-se e siga em frente!
2. Use os seus métodos de gestão do estado para recuperar o seu senso de equilíbrio.
3. Depois, assim que for possível, faça uma revisão através dos eventos que antecederam a reação ancorada para identificar exatamente ao que você reagiu – o gatilho.
4. Use o Swish para neutralizar esse gatilho.
5. Teste o seu trabalho Swish cuidadosamente. Congratule-se.
Assim, qualquer que seja o seu nível de habilidades, conhecimento ou treinamento em PNL, reconheça as âncoras pelo que elas são – padrões instantâneos de estímulo-reação que, uma vez ativadas, funcionam tão rapidamente para o pensamento racional, positivo ou estratégico para afetá-los.
Mas... decida que você só vai ser pego por uma âncora particular uma única vez...!
O artigo original "Negative Anchors bypass positive thinking!" encontra-se no site: www.nlp-now.co.uk