Escrito por:
Publicado em:
"Embora eu não acredite que uma planta poderá nascer onde nada foi semeado,
tenho muita fé na semente. Convença-me de que você colocou ali uma semente,
e eu estarei preparado para esperar maravilhas."
Henry D. Thoreau
O crescimento de uma semente até tornar-se numa árvore é realmente uma maravilha. A jornada pode ser rápida ou lenta. O caminho pode ser direto – sobre um tronco liso- ou sinuoso, sobre um tronco cheio de nós. Mas, o resultado é grandemente determinado pelas condições da semente.
O ambiente em que você planta sua semente é nutritivo? Como treinador, você focaliza mais a semente a plantar do que onde e quando plantá-la?
Robert Dilts delineia seis "níveis neurológicos" para o aprendizado (de baixo para cima): o ambiente (onde e quando), o comportamento (o que), a capacidade (como) as crenças/valores (porque) a identidade (quem) e a espiritualidade (para quem e para que). É o ambiente que dá forma ao processo de aprendizado – ele pode tanto interferir contra, como fomentar o crescimento. Cabe ao treinador maximizar as oportunidades e minimizar os obstáculos ao aprendizado, considerando onde e quando plantar sua semente.
Ambiente para um Ótimo Crescimento.
Apresento aqui cinco elementos que considero necessários a um ambiente eficaz de aprendizado (crescimento).
Esses elementos não são exclusivos, são influenciados e influenciam uns aos outros, à semelhança da água, da energia e do ciclo de nutrientes dentro de um ecossistema. Sobre cada um desses elementos, faço uma série de perguntas para que o treinador possa fazer uma avaliação ao planejar e administrar seu ambiente de aprendizado. Essas questões podem ser consideradas no contexto das necessidades particulares de cada programa de treinamento, especialmente as diversas "tradições" das culturas e disciplinas integrantes.
Espaço e Comunidade: Habitat.
- De que maneira o espaço e a localização dos assentos possibilitam aos participantes a percepção de si próprios como parte integrante do grupo, proporcionando ligação entre os participantes e com a equipe de treinamento?
- De que maneira esse espaço pode ser administrado para favorecer uma movimentação confortável e uma interação entre participantes e treinadores?
Base: Solo
- De que maneira o ambiente de aprendizado atende às necessidades físicas e emocionais dos participantes, tais como: toaletes, alimentação, instalações para descanso, oportunidades de recreação, espaço silencioso para reflexão pessoal ou concentração, telefone, correio, bem como segurança para si próprios e para seus objetos pessoais?
- De que maneira o ambiente de aprendizado capacita os participantes a expressar suas identidades individuais?
- De que maneira o ambiente de aprendizado é mantido livre de distrações – tais como desorganização e barulho excessivo?
Energia: Água
- De que maneira você divide o tempo do treinamento e pausas, de modo a manter os participantes num estado energizado, pleno de recursos?
- De que maneira você encoraja os participantes a comer e beber de modo saudável, a beber muita água, e a se exercitar durante o período de treinamento?
- De que maneira você administra a sala de treinamento para que tenha luz natural suficiente e temperatura confortável (65/68o F/ 19-20o C), bem como boa ventilação?
Informação: Nutrientes
- Como os participantes podem ter uma boa visão e audição dos treinadores e dos outros participantes, e como é proporcionada aos treinadores uma variedade de meios (visuais e auditivos) para se comunicar?
- Como os participantes são informados sobre diretrizes e oportunidades específicas?
- Através de que meios os participantes e treinadores podem dar feedback uns aos outros, e como você encoraja essa troca?
Motivação: Luz
- Como você passa mensagens explícitas e subliminares de encorajamento e apoio, através do ambiente de aprendizado?
- Como você poderá celebrar cada participante e transmitir-lhe poder, para maximizar sua contribuição ao programa de treinamento?
À medida que você considera o ambiente nutritivo em que você vai plantar suas próximas sementes, imagine como suas escolhas vão contribuir para o crescimento e floração da paisagem humana. Prepare-se para ver maravilhas.
Anchor Point, Outubro, 2000.
Trad. Hélia Cadore Publicado no Golfinho Nº74 Março 2001