A Caixa de Pílulas da PNL

Escrito por: 

Publicado em: 

sex, 15/02/2002

Você está aproveitando bem?

A PNL é útil e, muitas vezes, o melhor uso que podemos fazer dela está nas coisas simples como, por exemplo, dormir bem.

Em meu trabalho, como instrutor e consultor internacional, nem sempre consigo dormir o suficiente. Você já passou por isso? Quando você chega na cidade à meia-noite, num ambiente que não lhe é familiar, e precisa acordar às 6 da manhã, no dia seguinte? Ou, talvez, em casa mesmo, seu horário ocupado lhe deixa muito pouco tempo para dormir?

Bem, você pode tomar algumas pílulas. Ou, quem sabe, brincar um pouco com o seu cérebro. Ah, e conseguir dormir o suficiente quando pode. Simplesmente, siga o modelo – você vai gostar! E é fácil. Como dormir.

Quando você já estiver na cama:

Por que usar um despertador, se você pode escolher a maneira como quer acordar – muito melhor! Portanto, imagine um relógio – sim, aquele – e acerte a hora de despertar nesse relógio imaginário. Digamos, 6h. da manhã. Agora, guarde o relógio em sua mente.

  1. Programe a quantidade de sono que você precisa. Você pode fazer isso de muitas maneiras. Aqui vai uma:
    1. Pergunte a si mesmo de quanto de sono você precisa – e ouça a resposta do seu corpo. Digamos, 10 horas.
    2. Mentalmente, veja uma linha que se estende da esquerda para a direita. No final da linha, aparece a hora em que você deve acordar, ex.: 6h. da manhã.
    3. Acerte o começo da linha na hora em que você precisa dormir. Neste exemplo, à 8h. da noite.
    4. Mas não comece a dormir, ainda.
  2. Decida como você quer se sentir quando acordar.
    1. Como você gostaria de sentir-se ao acordar? Provavelmente descansado, alerta, energizado – bem. Lembre-se de uma vez em que se sentiu assim, e associe-se a essa sensação. Sentiu? Ótimo.
    2. Agora, diga ao seu inconsciente que é assim que você quer sentir-se ao acordar.
    3. E, antes de acordar, você precisa dormir. Mas ainda não comece a dormir.
  3. Programe seu despertar.
  4. Durma.
    1. Veja novamente a linha do tempo em sua frente, indo da esquerda para a direita.
    2. Veja um ponto, nessa linha, marcando a hora atual, ex.: 11h da noite.
    3. Com os olhos da mente, entre na linha, naquele ponto. Ela se estende da esquerda para a direita. Agora, você já está dormindo por algumas horas, na verdade desde as 8h. da noite. Isto é um sonho.
    4. E, à medida que você sonha, pergunte a si mesmo, detalhadamente: quais são as submodalidades de estar dormindo? Veja-as. O que, exatamente, você vê, quando está dormindo, como agora? E estando dormindo, o quê exatamente você pode ouvir? E como se sente dormindo? Exatamente.

É isso aí. Tenha um bom sono.

Muitos de nós temos nossas próprias pílulas de PNL – pequenos truques que aprendemos, para tornar nossas vidas mais fáceis ou para nos impulsionar. Nada moderno, nada grandioso, simplesmente útil. E não seria interessante partilharmos algumas?

Aproveite!
Jean-Marc

Publicado na Anchor Point, Janeiro, 2001 p. 40

Trad. Hélia Cadore

Publicado no Golfinho Nº75 de ABR/2001

Categoria: